Cidade sul-mineira estuda implantar usina termoquímica para gerar energia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

A Prefeitura de Passos está iniciando estudos visando à possível implantação de uma usina termoquímica, que transforma o lixo em gases que, posteriormente, serão fontes de energia elétrica. Com isso, todo o lixo depositado no aterro sanitário e os novos resíduos que forem recolhidos servirão de combustível para a geração energética.

 

Como forma de verificar o funcionamento da usina, o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o secretário de Obras Sidnei Ramos, o procurador do Município, Marcelo Vasconcellos, e o ex-diretor de Furnas Sérgio Araújo estiveram em Boa Esperança na quinta-feira, 13. Eles foram recebidos pelo prefeito daquela cidade, Hideraldo Henrique Silva, pelo diretor-técnico Luciano Reis Infiesta e pelo diretor-executivo William Barbassa, para analisarem as melhores possibilidades de realização do projeto.

 

Ao todo, são cinco etapas, entre elas a trituração e o armazenamento do combustível derivado dos resíduos, que já é o final da transformação do lixo. Depois disso, o material é submetido a altas temperaturas dentro de uma caldeira. Nesse processo, não há fogo nem queima do lixo. Posteriormente, com o resíduo que sobra, fabricam-se tijolos. “Um processo que é realizado em um reator a 850 graus, onde quimicamente será tirada a energia contida em um gás. Esse gás vai entrar numa caldeira, gerar vapor para gerar energia elétrica em uma turbina a vapor”, disse o diretor da empresa criadora da tecnologia, Luciano Infiesta.

 

Segundo o diretor-técnico, esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. “A taxa de poluentes é muito baixa, é uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica. O lixo é um combustível para o nosso processo a partir de agora. Esse processo já foi validado em uma primeira fase em uma planta reduzida de um parceiro e agora vamos partir para uma fase de tentar uma escala maior, com volumes maiores, se aproximando de um modelo real, com toda a dinâmica de coleta e catação de resíduos”, explicou.

 

A primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia (Utge), em Boa Esperança, está sendo construída por Furnas Centrais Elétricas e tem capacidade de geração de um MWh de energia elétrica, o que corresponde a 25% de toda energia elétrica utilizada no município. A pretensão é que Passos tenha resultados semelhantes, trazendo um número alto de usuários da energia termoquímica.

 

O prefeito de Passos falou sobre sua expectativa em relação ao projeto. “Estamos animados e empenhados em trazer esse grande projeto para Passos. Caso consigamos implantar a usina termoquímica no município, será um grande avanço para o meio ambiente e também para os munícipes, que terão uma energia de qualidade produzida em sua cidade”, ressaltou Carlos Renato Lima Reis.

Compartilhe essa matéria: