‘Prévia do PIB’ registra alta de 0,57% em julho

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

A atividade econômica registrou expansão de 1,19% nos sete primeiros meses do ano, segundo o Banco Central.

 

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC–Br) avançou 0,57% em julho na comparação com o mês anterior. O indicador, conhecido como “prévia do PIB”, serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

 

A atividade econômica registrou expansão de 1,19% nos sete primeiros meses do ano. Na comparação com julho do ano anterior, o indicador cresceu 2,56%.

 

Em junho, a “prévia do PIB” havia registrado alta de 3,42%, após o tombo de 3,35% em maio por conta da greve dos caminhoneiros.

 

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade na indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. É também uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros (Selic) do país — a instituição se reúne entre terça e quarta-feira desta semana para nova decisão sobre o assunto.

 

O PIB é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa a soma de todas as riquezas produzidas e é o índice oficial de atividade do país. O PIB cresceu apenas 0,2% no segundo trimestre do ano. O fraco desempenho da economia e a greve dos caminhoneiros ainda derrubaram a expectativa de crescimento para 2018 para cerca de 1,5%.

Compartilhe essa matéria: