Voos da Latam e da Sky são interrompidos por ameaças de bomba

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

Três aeronaves haviam decolado do aeroporto da capital chilena; avião que seguia de Lima para Santiago foi forçado a pousar no sul do Peru.

 

Ameaças de bomba atrapalharam quatro voos da Latam Airlines e da Sky Airlines no Chile e no Peru. Um avião que fazia a rota Lima-Santiago foi forçado a um pouso no Sul do Peru. No Aeroporto Internacional de Santiago, três aeronaves que haviam recém-decolado tiveram de retornar para diferentes terminais.

 

Aparentemente, os alertas eram falsos, segundo o jornal chileno La Tercera. O Ministério dos Transportes do Peru confirmou o pouso forçado do voo LA2369, da Latam, no aeroporto de Pisco, depois de um alerta do Centro de Controle de Tráfego Aéreo. Uma equipe de desativação de explosivos foi mobilizada para inspecionar a aeronave.  Nenhum passageiro foi ferido.

 

“Neste momento a situação está sob controle”, acrescentou o ministério pelo Twitter.

 

Em uma primeira nota, a Latam informou que nenhum passageiro ou tripulante havia se ferido na aterrizagem do voo LA236 e que todos os protocolos operacionais aeronáuticos foram acionados. “A Unidade de Explosivos da Polícia Nacional do Peru (UDEX) está no Aeroporto de Pisco fazendo uma varredura na aeronave”, afirmou.

 

Em um segundo comunicado, desta vez assinado a Latam explicou que a autoridade de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) foi alertada sobre as supostas ameaças de bomba nos voos, entre os quais os operados por suas subsidiárias no Chile o no Peru.

 

O major Diego Rojas, da DGAC, informou que essa agência havia recebido telefonemas sobre uma ameaça de bomba nos  aviões. Policiais especializados averiguaram uma das aeronaves, com destino a Calama, que voltou para o aeroporto. A checagem durou demorou 1h30, “mas não se encontrou nenhum elemento estranho”.

 

Dois outros voos foram desviados para o Peru e a Argentina. O militar informou haver permanente coordenação com as tripulações e com as empresas aéreas para adotar as medidas de prevenção da melhor maneira;

 

“Diante da situação, a companhia e a autoridade ativaram os protocolos de segurança, que incluem uma exaustiva verificação dos aviões e eventualmente a necessidade de alternar o pouso para outro aeroporto, como foi o caso de dois voos da Latam, entre outras medidas”, informou a companhia aérea. “Os passageiros afetados serão reacomodados pela Latam nos próximos voos disponíveis.”

 

Segundo a companhia aérea, não foram encontradas evidências de bombas ou outros artefatos que pudessem colocar em risco os passageiros. “O Grupo LATAM Airlines reitera que serão cumpridos todos os procedimentos de segurança para passageiros e tripulação.”

 

A polícia chilena investiga os responsáveis pelos telefonemas.

Compartilhe essa matéria: