Biblioteca itinerante doa livros em diversos pontos de Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: TV MINAS

Uma Kombi que roda o país fomentando a leitura e o acesso aos livros ficará em Pouso Alegre por duas semanas. O projeto Maktub doa e recebe doação de livros. 

  

Há mais de três anos, o catarinense Cristian Neres da Silva percorre o país com o seu projeto cultural denominado Maktub – palavra árabe que significa “já estava escrito” – levando a leitura aos locais mais carentes das cidades que visita. As atividades funcionam em uma Kombi, que se transforma em uma biblioteca móvel a céu aberto, tornando a leitura ainda mais prazerosa. Livros que já foram utilizados por outras pessoas continuam dando asas à imaginação de crianças e adultos.  

 

Funciona assim: o leitor leva dois livros (não precisa serem novos) para doar e tem direito a escolher um livro no stand do projeto. As centenas de títulos também estão disponíveis para venda por valores que variam entre R$1 e R$10. Quem desejar também pode realizar doações de livros para o Maktub, que recebe exemplares dos mais diversos, com exceção de livros didáticos. 

 

Nas próximas duas semanas a biblioteca itinerante terá como endereço a cidade de Pouso Alegre, com a seguinte programação, sempre das 9 às 18h (exceto em momentos de chuva):

 

Dias 16 e 17 - Bairro Árvore Grande
Dias 18 e 19 - Jardim São João 
Dias 20 e 21 - Região Central
Dias 22 e 23 - Bairro Santo Antônio 
Dia 24 - Bairro Morumbi 
Dias 25 e 26 - Região Central 
Dias 27 e 28 - Jardim Iara 
Dia 29 - Jardim Noronha 
Dia 30 - Região Central

 

 

Mãe levando os pequenos para escolherem seus livros no primeiro dia do projeto em Pouso Alegre, no bairro Árvore Grande.

 

 

O idealizador do Maktub, Cristian Neres, passou por 17 estados brasileiros, sempre com o mesmo objetivo: despertar nas pessoas a leitura e incentivar a troca de conhecimento. “Quanto mais você lê, mais você aprende, mais conhecimento de mundo você obtém. Torna-se uma pessoa mais crítica e, consequentemente, uma pessoa melhor e com uma visão de mundo mais apurada”, diz Cristian.

 

Sobre o avanço da tecnologia e a chegada dos livros digitais, Cristian é otimista em relação à permanência do impresso na preferência dos leitores. “Os escritores nunca vão deixar de imprimir seus livros no papel e os leitores não abrem mão de ter o físico para fazer sua leitura. É um exercício prazeroso. Dá para caminhar lado a lado, o tradicional e o digital, sem que um elimine o outro”, opinou.


 

Cinema a céu aberto

 

Uma novidade do Projeto Maktub é a exibição de filmes, que se dá das 19 às 21h30, sendo dois curta e um longa metragem. A programação ainda não está definida e os espectadores podem opinar na escolha dos filmes a serem exibidos.

 

 

Cinema a céu aberto no bairro Árvore Grande: uma parceria da Maktub e o Studio de Jazz Mél Vieira.

 

 

Apoiadores do Projeto

 

Esse projeto só é possível graças ao apoio e patrocínio de empresas cujos gestores se preocupam com o bem estar social. Veja abaixo as empresas que tornaram esse projeto viável na cidade de Pouso Alegre:

 

Compartilhe essa matéria: