Preguiça contribuiu com a extinção do 'Homo erectus', diz estudo

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Arqueólogos encontraram evidências de que a espécie também não conseguiu se adaptar às mudanças climáticas.

 

Uma nova pesquisa arqueológica da Universidade Nacional Australiana, na Austrália, descobriu que o Homo erectus, uma espécie ser humano primitivo, foi extinto porque eles eram "preguiçosos".

 

Uma escavação perto de Dawadmi, na Arábia Saudita, mostrou que o Homo erectus usava "estratégias com o mínimo esforço possível" para a fabricação de ferramentas e coletar recursos.

 

Segundo Ceri Shipton, professor e um dos autores do estudo, essa "preguiça" também está associada com uma incapacidade da espécie de se adaptar às mudanças do clima.

 

"Para fazer as ferramentas de pedra, eles usavam quaisquer pedras que encontrassem em volta de seu acampamento, que eram, em sua maioria, de qualidade baixa", disse Shipton. "No local em que olhamos, havia um grande aglomerado rochoso de pedras de qualidade a uma curta distância."

 

Os arqueólogos foram analisar a região, mas não encontraram quaisquer evidências de que o Homo erectus havia explorado as rochas. Ou seja, pouco se esforçavam para saírem de seus acampamentos. 

 

Para Shipton, o fracasso em progredir, à medida que o ambiente secou e virou um deserto, também contribuiu para o fim da população. "Não apenas eram preguiçosos, mas também muito conservadores", ele falou. "As amostras de sedimentos mostraram que o ambiente ao seu redor estava mudando, mas eles estavam fazendo exatamente as mesmas coisas com suas ferramentas. Não houve progressão alguma, e suas ferramentas não estão muito longe de leitos de rios secos."

 

 

Uma escavação perto de Dawadmi, na Arábia Saudita, mostrou que o Homo erectus usava "estratégias com o mínimo esforço possível".

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana