O que está em jogo na visita do chefe do Pentágono à América do Sul

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: O GLOBO

Alta na influência chinesa acelera esforços dos EUA em tentar cooperar mais na região.

 

A visita do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, busca reforçar parcerias para também conter o aumento da influência chinesa na região, econômica e militarmente. Entenda o que está em jogo para cada um dos países visitados pelo chefe do Pentágono.

 

 

Brasil

 

O secretário de Defesa fica por dois dias no Brasil, em Brasília e no Rio. Estão em pauta maior cooperação, operações conjuntas e pedido de acesso da indústria bélica brasileira a insumos. A base de Alcântara e compra da Embraer pela Boeing também estão no radar. A última visita de um secretário de Defesa foi com Leon Panetta, em 2012 (governo de Barack Obama).

 

 

Argentina

 

A reunião servirá para a retomada da confiança entre os dois países na área de Defesa. A criação de uma base chinesa na Patagônia, herança dos anos Kirchner, deve ser tratada, assim como a nova lei que permite o uso das Forças Armadas para o combate ao narcotráfico no país. A última visita de um secretário de Defesa foi com Donald Rumsfeld, em 2005 (governo de George W. Bush).

 

 

Chile

 

O presidente Sebastián Piñera receberá Mattis pessoalmente, em um sinal claro de que o presidente de direita pretende ampliar de forma “estratégica” as relações com os Estados Unidos. Nos bastidores, muitos dizem que membros do governo chileno sonham ter uma “relação especial” com os americanos, em moldes semelhantes ao vividos pela Colômbia. Última visita de um secretário de Defesa foi com Chuck Hagel, em 2014 (governo Obama).

 

 

Colômbia

 

O país, que acaba de passar por uma troca de governo, possui uma relação muito próxima com os americanos — que há anos ajudam o país, inclusive com recursos, como forma de combater a guerrilha e os narcotraficantes. Integrante especial da Otan, a Colômbia vive um momento de revisão com a nova presidência de Iván Duque, que prometeu rever o plano de paz com as Farc. Última visita de um secretário de Defesa foi com Chuck Hagel, em 2014 (governo Obama).

Compartilhe essa matéria: