NASA adia lançamento de sonda espacial que ‘tocará’ o sol

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: ISTOÉ

A Agência Espacial Norte-americana (NASA) adiou por pelo menos 24 horas o lançamento da sonda espacial Parker Solar Probe que, após sete anos de missão, será o veículo que chegará mais próximo do sol.

 

A decolagem estava programada para ocorrer hoje (11), às 4h48 da manhã (horário de Brasília), em Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, mas problemas técnicos impediram o lançamento. As equipes vão tentar realizá-lo na manhã deste domingo (12).

 

A sonda estava na plataforma quando o relógio da contagem regressiva foi interrompido por um alarme. A NASA tinha um período de 65 minutos para finalizar a operação, mas não conseguiu a tempo.

 

O dispositivo, o primeiro a visitar uma estrela, deve chegar a uma distância de 6 milhões de quilômetros do Sol.

 

A sonda tem como objetivo mergulhar diretamente na atmosfera externa da coroa solar, onde as temperaturas atingem picos de 1377º C. Seus dados prometem desvendar mistérios de longa data sobre o comportamento do Sol que vão ajudar a detalhar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

 

Além disso, a aproximação ao Sol permitirá também uma melhor compreensão sobre as manchas solares e a maneira como as regiões ativas do astro funcionam.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana