Ibama realiza operação contra queimadas e desmatamento em MG e SP

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Matéria extraída do G1

 

Órgão já embargou 54 áreas no Parque Estadual da Serra do Papagaio; ao todo, foram detectados 196 pontos suspeitos.

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando uma operação contra o desmatamento e a realização de queimadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A ação teve início na última segunda-feira (6) e deve se estender por tempo indeterminado.

 

As equipes do Ibama foram distribuídas em Aiuruoca, Liberdade, São Lourenço e Campos do Jordão (SP). A operação, batizada de Mata Viva, no entanto, deve atingir 17 municípios mineiros e sete paulistas.

 

Segundo o coordenador da operação, Hugo Américo Schaedler, foram detectados 196 pontos com indícios de problema na Serra da Mantiqueira, em especial na região que divide os dois estados.

 

"São cerca de 250 hectares destruídos pela ação humana, por uso do fogo ou desmatamento”, explicou.

 

Os agentes ambientais do Ibama também já embargaram 54 áreas no Parque Estadual da Serra do Papagaio com indícios de queimadas.

 

"Vamos vistoriar os polígonos e identificar os responsáveis. Os resultados serão apresentados ao Ministério Público Estadual, principalmente em razão do desmatamento no Parque Estadual da Serra do Papagaio", afirmou por meio de nota o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama em Minas Gerais, Julio Cesar da Silva.

 

Em Minas, o Ibama está atuando em Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carmo de Minas, Carvalhos, Itajubá, Itamonte, Liberdade, Maria da Fé, Passa Vinte, Pouso Alto, Santa Rita do Jacutinga, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Virginia e Wenceslau Brás. Em São Paulo, a ação acontece em Aparecida, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São José Caldas, Taubaté e Tremembé.

Compartilhe essa matéria: