Cientistas russos descobrem novo tipo de mineral

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Estrutura cristalina foi encontrada no meteorito de ferro Uakit, e é tão pequena que pesquisadores tiveram dificuldade para analisá-la.

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Ural (UrFU), na Rússia, descobriram um novo tipo de mineral: trata-se de uakitite, uma estrutura cristalina encontrada no meteorito de ferro Uakit.

 

"Para provar a descoberta de um novo mineral, é necessário obter dados sobre sua estrutura cristalina", explicou Viktor Grokhovsky, professor da UrFU em comunicado

 

"Uma vez que o tamanho da uakitite é muito pequeno, cerca de 1 a 5 mícrons, foi impossível resolver este problema pelo método tradicional de análise por raios-x. A estrutura foi estudada no equipamento do Centro Científico e Eeducacional Nanomateriais e Nanotecnologias da UrFU, usando difração de elétrons."

 

Publicado na 81ª Reunião Anual da The Meteoritical Society 2018, o relatório da análise aponta que uakitite está associado a sulfetos, schreibersite e magnetite.

 

 

Análise revela detalhes sobre o novo mineral.

 

 

Os grãos do mineral geralmente são cristais isométricos (cúbicos) ou arredondados, e conhecidos por serem VN sintético. Ou seja, possuem fase amarela e transparente com brilho metálico

 

Grokhovsky ainda acrescentou que o mineral consiste em nitreto de vanádio e já foi registrado oficialmente. 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana