TRF4 condena Cláudia Cruz a 2 anos e 6 meses de prisão

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

Desembargadores consideram mulher de Eduardo Cunha culpada pelo crime de evasão de divisas e reviram decisão do juiz Sergio Moro, que a havia absolvido.

 

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou nesta quarta-feira, 18, a jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ), a 2 anos e 6 meses de prisão pelo crime de evasão de divisas. O entendimento dos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus contraria o juiz federal Sergio Moro, titular dos processos da Lava Jato em Curitiba, que havia absolvido Cláudia deste delito. O TRF4 manteve a absolvição dela na acusação de lavagem de dinheiro.

 

O Ministério Público Federal (MPF), que apelou contra a absolvição da jornalista, acusa a mulher de Cunha de ser a titular de uma conta no banco suíço Julius Baer, denominada Kopek, recheada com 1,275 milhão de dólares de propina paga ao ex-deputado e utilizada para bancar gastos de luxo.

 

O advogado de Cláudia Cruz, Pierpaolo Bottini, entende que a decisão dos desembargadores foi “positiva” porque manteve a absolvição dela quanto ao crime de lavagem de dinheiro. “A condenação a pena restritiva de direitos por evasão de divisas não foi unânime, e por isso será questionará pelos recursos cabíveis”, diz o defensor.

Compartilhe essa matéria: