Termina o resgate de grupo preso em caverna na Tailândia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Operação de salvamento foi completada nesta terça-feira com sucesso. Ainda não se sabe o estado dos que foram tirados hoje.

 

As equipes de emergência resgataram nesta terça-feira os últimos quatro meninos e o técnico do time de futebol da caverna Tham Luang na Tailândia, onde estavam presos há duas semanas, anunciaram autoridades locais.

 

Todos foram levadas da entrada da caverna, onde receberam primeiro atendimento, para o hospital.

 

O grupo era formado por 12 meninos entre 11 e 16 anos de idade, e o técnico de futebol dos garotos, de 25 anos.

 

A operação de resgate foi concluída com sucesso. Quatro meninos foram retirados da caverna no 1º dia. Outros 4 no 2º dia de trabalho de bombeiros, Exército e polícia. Os quatro garotos restantes e o técnico saíram nesta terça e ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde deles.

 

 

Copa do Mundo 

 

Os meninos resgatados da caverna inundada não poderão viajar para final da Copa do Mundo na Rússia em 15 de junho, a convite da Fifa, informaram os médicos.

 

"Não podem viajar, devem permanecer no hospital durante um tempo", declarou Thongchai Lertwilairatanapong, funcionário do ministério da Saúde da Tailândia, em uma primeira entrevista coletiva sobre o estado de saúde dos menores de idade.

 

"É provável que assistam pela televisão", completou durante a entrevista no hospital de Chiang Rai.

 

Eles passam por uma série de exames e são monitorados para saber se contraíram infecções. Dois têm sintomas de pneumonia. Todos usam óculos escuros para evitar a luz do dia.

 

Os meninos entraram na caverna há duas semanas, sem mantimentos, e estão fracos, embora no conjunto seu estado de saúde seja considerado bom. 

 

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, convidou os meninos para assistir a final da Copa em uma carta divulgada no dia 6 de julho.

 

"Se, como todos desejamos, se reencontrarem com suas famílias nos próximos dias e sua saúde permitir que façam a viagem, a Fifa ficaria feliz de convidá-los para assistir a final do Mundial-2018", escreveu Infantino em uma carta enviada ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol.

Compartilhe essa matéria: