Brasil x Bélgica terá duelo da melhor defesa e melhor ataque

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Por vaga na semifinal, Brasil e Bélgica fazem, em Kazan, um dos duelos mais interessantes da Copa. Brasil vem crescendo de produção e venceu as últimas três partidas por 2 a 0.

 

Dois times ofensivos, de campanhas quase perfeitas, com grandes estrelas em todos os setores do campo. O duelo da melhor defesa contra o melhor ataque. Duas equipes que, em quatro partidas, chutaram, exatamente, o mesmo número de vezes ao gol. Pelas estatísticas, pela qualidade e pelo futebol que mostraram até aqui, é impossível prever quem é o favorito na partida entre Brasil e Bélgica nesta sexta-feira, às 15h (de Brasília), na Arena Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Quem vencer enfrenta o ganhador de Uruguai e França, que se encaram em partida não menos equilibrada, às 11h, em Nizhni Novgorod.

 

O Brasil vem crescendo de produção e  venceu as últimas três partidas por 2 a 0. Em cada um dos triunfos, Tite destacou uma virtude, que serão fundamentais nesta sexta: a paciência e a perseverança para vencer a Costa Rica, quando marcou na prorrogação; o volume de jogo diante da Sérvia; e a capacidade de mudar e criar alternativas de acordo com as demandas do jogo, como ficou claro diante do México. Nestes últimos jogos, a Seleção Brasileira tem primado pelo equilíbrio.

 

Principal estrela, Neymar tem fugido das polêmicas que o cercam fora de campo, principalmente as críticas sofridas pelas reações ao sofrer faltas. Nos últimos dias, o assunto repercutiu internacionalmente, mas a comissão técnica tem blindado sua principal estrela. 

 

“Eu já me manifestei a respeito de Neymar e de forma bem específica. Olhem os vídeos. O que me interessa é ele voltar a estar em altíssimo nível de novo”, disse Tite, ressaltando o jogo mais coletivo que o atacante tem adotado, principalmente depois da terceira partida. “E não é só com bola, em dribles, tem ações de transições defensivas. Se vocês buscarem, como ele tem participado em linha defensiva. Ocupação de espaço, não desarmes, mas muito senso de equipe”.

 

O Brasil terá duas mudanças em relação ao time que venceu o México, segunda-feira, em Samara. Fernandinho, que entrou bem nas quatro partidas, será o substituto de Casemiro, que cumprirá suspensão pelo segundo cartão amarelo. A outra alteração é o retorno de Marcelo, recuperado de lesão, e que volta na vaga de Filipe Luís. “Conversei com o Marcelo e o Filipe Luís. O Marcelo saiu por um problema clínico e não voltou no jogo seguinte por um problema físico. O Filipe Luís jogou muito nos dois jogos, competem os dois. E por critério volta o Marcelo”, justificou Tite.

 

Nessa quinta-feira, a Seleção perdeu o lateral-direito Danilo para o resto da Copa. Ele sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo e não atuará mais na Rússia, mesmo que o Brasil chegue à final. 

 

Um dos principais trunfos nesta Copa do Mundo tem sido a defesa. O Brasil é o time que menos sofreu gol, ao lado do Uruguai. Thiago Silva tem feito uma Copa do Mundo impecável, assim como Miranda, escolhido para ser o capitão contra os belgas.

 

A principal dificuldade do Brasil será parar o setor criativo da Bélgica, que conta com De Bruyne, Mertens e Hazard – dificuldade que será maior sem Casemiro. A outra preocupação é a boa fase do atacante Romelu Lukaku, autor de quatro gols nesta Copa do Mundo. “A Bélgica não só só Lukaku. É um grande atacante, mas a principal maneira de parar o adversário é estar atento a todas as jogadas e a todos jogadores dentro de campo”, disse Miranda. “A Bélgica tem vários atletas de qualidade, decisivos, mais verticais, mas nosso sistema defensivo estará preparado para neutralizar os adversários”, garantiu.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana