Brasil vence Costa Rica com gols de Coutinho e Neymar nos acréscimos

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Seleção supera retranca em São Petersburgo e ganha primeiro jogo na Copa.

 

 Foi sofrido, mas a Seleção Brasileira conseguiu a primeira vitoria na Copa do Mundo ao fazer 2 a 0 sobre a Costa Rica, nesta sexta-feira, em São Petersburgo, na Rússia, pela segunda rodada do Grupo E. Os gols só saíram nos acréscimos do segundo tempo, marcados por Philippe Coutinho e Neymar. Agora, o Brasil vai se preparar para enfrentar a Sérvia, na próxima quarta-feira, às 15h (de Brasília), para ratificar a vaga nas oitavas de final.

 

O resultado foi mais importante que a atuação. Novamente os comandados de Tite estiveram abaixo do esperado, principalmente no primeiro tempo. A expectativa é que, passada a pressão pelo primeiro triunfo, os atletas fiquem mais soltos e consigam jogar tudo que podem. Também é esperado mudança na formação titular, pois Douglas Costa, que substituiu Willian no intervalo, deu mais dinâmica ao time. Pode ser também que o lateral-direito Danilo, poupado ontem, volte no lugar de Fágner, que não se saiu bem.

 

No jogo que abriu o dia no Mundial da Rússia, o Brasil até tentou colocar pressão no começo e Philippe Coutinho, aos 2min, arriscou o primeiro chute, para fora. Porém, nervoso, o time não coneguiu concatenar jogadas. Faltou infiltração, triangulações, jogadas pelos lados.

 

Costa Rica se aprovietou e, aos 12min, por pouco não marcou, com Borges concluindo para fora, próximo ao poste direito de Alisson.  Aos 25min, o Brasil marcou com Gabriel Jesus, depois de chute de Willian. Porém, o atacante brasileiro estava impedido. Três minutos depois Coutinho tentou de novo, dessa vez rasteiro, mas novamente para fora. Aos 33min foi a vez de Willian arriscar, mas sem direção. Aos 40mi, Marcelo conduziu para o meio e chutou também da entrada da área, ao menos obrigando Navas a trabalhar.

 

A falta de criatividade foi deixando os jogadores mais nervosos. E irritando os torcedores, que terminaram o primeiro tempo bastante insatisfeitos.

 

Para tentar mudar o panorama, o técnico Tite colocou Douglas Costa no lugar de Willian. A mudança fez o Brasil ficar bem mais objetivo, criando duas oportunidades na sequência, ambas aos 4min. Primeiro, Gabriel Jesus cabeceou no travessão. Paulinho pegou o rebote e tocou para Philippe Coutinho concluir de primeira de dentro da área, mas a bola desviou na zaga e saiu.

 

Philippe Coutinho e Neymar marcaram os gols da vitória brasileira sobre a Costa Rica


Isso levantou a torcida e incendiou o jogo, o que em momento algum ocorreu no primeiro tempo. Aos 10min, Paulinho avançou pela direita e cruzou na medida para Neymar, da marca do pênalti, concluir para defesa espetacular de Navas, que também pegou pouco depois o chute de Philippe Coutinho.

 

Com Neymar aos 18min, o time brasileiro, porém, voltou às práticas da etapa inicial, deixando de explorar os lados do campo. Para dar ainda mais ofensividade, Tite trocou o volante Paulinho pelo atacante Firmino.

 

Mesmo dando mais espaço, o Brasil teve a chance de marcar em bobeada do adversário. Neymar roubou, mas mandou para fora, rente à trave, quando podia ter avançado mais para finalizar.

 

Em contra-ataque, o Escrete Canarinho conseguiu pênalti aos 32min. Porém, depois de consultado o vídeo, o árbitro holandês Björn Kuipers considerou que não houve falta de González em Neymar e mandou o jogo seguir.

 

Com o passar do tempo, Costa Rica passou a abusar da cera, deixando os brasileiros malucos. Tanto que Neymar e Philippe Coutinho foram advertidos com cartão amarelo por reclamação.

 

A paciência acabou de vez quando Navas disputou bola no alto com Thiago Silva e caiu no gramado, quando o rebote tinha sido brasileira. O gol acabou saindo já nos acréscimo, com Philippe Coutinho, que apareceu no meiio da zaga depois dGabriel Jesus dominar mal e tocou de bico embaixo das pernas de Navas. Já cinco minutos depois, o Brasil aproveitou saída errada do adversário e Douglas Costa serviu Neymar, livre, que marcou o segundo.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana