A importância da vitamina D para a saúde do corpo

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: UAI

É possível estimular sua produção sem abrir mão da exposição solar com o uso de protetor.

 

Nome dado ao grupo de compostos solúveis em lipídios, que é essencial ao corpo humano, a vitamina D, de acordo com especialistas, serve para facilitar a absorção do cálcio, melhorar a saúde cardiovascular e defesa do sistema imunológico e também funciona como um hormônio, de forma que regula taxas de cálcio e fósforo para que possam prevenir doenças como osteopenia, osteoporose e até obesidade. Afinal, qual a verdadeira importância da vitamina D para o organismo? Ela é realmente imprescindível? O uso do protetor solar pode interferir na produção da Vitamina D?

 

Lucas Miranda, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece que ela é um hormônio produzido pelo corpo e sua produção começa na pele, onde, a partir do contato com os raios UVB, ocorre uma reação química. O produto dessa reação é ativado nos fígados e rim, originando a forma ativa da Vitamina D. “Ela pode ser encontrada ainda em alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também são outras fontes. Em suma, o que se sabe comprovadamente é que ela atua sobre o metabolismo ósseo, manutenção dos dentes e balanço de cálcio sanguíneo.” 

 

O médico ressalta que existem estudos que relacionam altos níveis de vitamina D a inúmeros benefícios para a saúde, assim como outros associam sua carência a patologias com as quais, em princípio, não haveria relação direta. De qualquer maneira, o que se pode afirmar é que se trata de um hormônio importante para o metabolismo ósseo. “A falta da Vitamina D pode aumentar as chances de osteoporose, carência de cálcio no organismo e suas patologias associadas, como obesidade e diabetes”, garante Lucas. 

 

“O avanço trazido pelo estudo-piloto da SBD quebra o paradigma de que para produzir a Vitamina D é preciso ficar exposto ao Sol sem protetor solar e em horários de maior radiação. Tal estudo mostrou que a exposição solar controlada (recomendada pela dermatologia como importante medida preventiva contra o câncer de pele e envelhecimento precoce) - ou seja, a exposição com protetor solar e fora do horário de pico de incidência de radiação do sol (antes das 10h e após as 16h) - não traz nenhum tipo de prejuízo à sua produção pelo corpo. O estudo não detectou variações significativas de produção de vitamina D entre grupos que não usaram protetor solar e grupos que usaram.” 

 

Lucas salienta que o uso de protetor solar é uma prática de segurança importante e que deve ser mantida, principalmente por sua eficácia na prevenção do câncer de pele, que é o tipo mais comum na atualidade. “A proteção solar adequada também retarda os efeitos do envelhecimento da pele (grande parte das rugas e manchas da pele são causadas pela exposição solar indevida, ou feita de forma incorreta), que é perceptível a partir da exposição cumulativa, após anos e anos de maus hábitos”, alerta.

 

 

Controvérsia   

 

Felipe Moraes, fisioterapeuta do Fortalecer, Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico, garante que a suplementação de Vitamina D não faz milagre. “Por muito tempo, a prevenção de quedas em idosos esteve associada à prescrição de suplementos dessa vitamina. Novas recomendações de especialistas americanos, feitas no último mês de abril, apontaram que a solução pode ser diferente - o grupo assessor médico independente US Preventive Services Task Force (USPSTF) encontrou evidências de que tomar suplemento de Vitamina D não tem benefício real na prevenção de quedas nos idosos, além de ter apontado um maior risco de cálculos renais relacionados aos suplementos de cálcio e vitamina D.” 

 

De acordo com Felipe, a atividade física acompanhada, assim como a atenção ao estilo de vida no dia a dia, podem ser muito mais efetivos que o uso de suplementos ou o excesso de medicamentos e exames de imagem. “Muitas vezes, o paciente está sedentário, alimentando-se mal, indo do trabalho pra casa, de casa para o trabalho ou, no caso de idosos, passando muito tempo dentro de casa. Tudo isso são fatores que podem influenciar diretamente no surgimento de diversas patologias e deficiências, inclusive na carência da Vitamina D ou no enfraquecimento da musculatura, que protege também a integridade e bom funcionamento das articulações e ossos e ajuda a prevenir as quedas”, explica. 

 

“Não digo que não é preciso fazer uso de suplemento de Vitamina D, mas que a necessidade dela precisa ser avaliada, inclusive levando-se em consideração o estilo de vida do paciente. As pessoas tendem a tomar suplementação e até medicação, sem prescrição médica, muitas vezes, sem necessidade. No caso da Vitamina D não existe comprovação científica significativa para diversos dos supostos benefícios que o mercado vende associados a ela. A suplementação de Vitamina D é importante para indivíduos da população de risco, que sofrem de perda óssea, problemas de saúde que impeçam o corpo de produzi-la, entre outros, o que precisa ser avaliado caso a caso, com acompanhamento de especialista.” 

 

 

Cuidados

 

A estudante de nutrição Daniela Sabino, de 23 anos, é cuidadosa com a saúde, pois mantém uma rotina regrada de alimentação e atividade física. “Ao ar livre, pratico corrida, três vezes por semana, sempre das 6h30 às 8h, e natação, em piscina ao ar livre, também três vezes na semana, das 8h às 9h. Faço uma alimentação rica em vegetais e oleoaginosas, proteína animal apenas ocasionalmente e dou prioridade para legumes e grãos integrais.” 

 

Além de ter uma alimentação e uma rotina de atividade física cuidadosa, inclusive ao ar livre em horários de menor radiação, Daniela conta o que considera ser a chave para manter a saúde no dia a dia. “O mais importante é ter equilíbrio, consciência do próprio corpo e do funcionamento do organismo, priorizar, em nossa rotina, aquilo que sabemos que é benéfico para a saúde”. A estudante garante que a proteção solar é um dos bons hábitos que adotou, uma vez que, com a prática de esportes ao ar livre e o cuidado com a pele se faz ainda mais importante. 

 

Daniela usa protetor solar nas regiões expostas, como rosto, pescoço e mãos. “Na piscina ou durante a prática da atividade física, preciso abusar um pouco mais do protetor, pois minha pele é clara e preciso ter cuidado.” Mesmo usando protetor solar diariamente, foi constatado nos últimos exames de Daniela que a Vitamina D em seu organismo se encontra em níveis normais.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana