Da Vinci 'inventou' o helicóptero no século XV

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

No século XV, o grande mestre renascentista Leonardo Da Vinci projetou o parafuso helicoidal aéreo, que se tornaria um precursor do helicóptero moderno.

 

Cientista, artista, inventor e engenheiro. Estas são algumas das qualidades que podemos atribuir a uma das mentes mais geniais de toda a história da humanidade: o italiano Leonardo Da Vinci, que viveu nos séculos XV e XVI. Nascido em 1452, ele foi o maior expoente de um movimento artístico e cultural surgido na Itália que ficou conhecido como Renascentismo – era pregada a razão, e não a religião, como o único caminho para se alcançar o conhecimento.

 

Quando falamos de Da Vinci, a primeira imagem que vem à lembrança é o enigmático quadro Mona Lisa, ou La Gioconda, sua criação mais famosa. Entretanto, a mente privilegiada do italiano idealizou muitas outras obras, que possuem valor inestimável e fizeram com que se destacasse também como exímio inventor.

 

Um de seus projetos mais visionários é o chamado parafuso helicoidal aéreo. Trata-se de uma máquina que seria capaz de voar por meio de uma hélice em formato espiral que girava em torno de um eixo, e que deveria ser impulsionada por quatro homens. "O parafuso helicoidal de Da Vinci foi, de fato, um objeto precursor dos helicópteros que vemos hoje", afirma Érico De Angelis, curador da exposição Da Vinci – A Exibição, em cartaz no Shopping Cidade, em Belo Horizonte.

 

De Angelis define o mestre renascentista italiano como um homem à frente de seu tempo. "Ele estudava tudo à sua volta. Era um exímio observador, atento a absolutamente tudo", comenta o curador, que destaca, ainda, que as invenções e observações feitas pelo artista italiano foram registradas em cadernos de anotação – o principal ficou conhecido como codex arundel – e colocadas à prova séculos depois, quando já havia tecnologia disponível para construir os inventos. Isso prova que suas ideias realmente faziam sentido e funcionavam.

 

A estrutura do parafuso helicoidal foi projetada por Leonardo Da Vinci em 1493, o que antecipou em 450 anos a invenção do helicóptero. "Se este artefato em forma de parafuso for bem construído, ou seja, feito de linho recoberto com goma e girado rapidamente, o dito artefato em forma de parafuso vai 'perfurar' o ar com sua espiral e subirá alto", diz o pintor e inventor italiano em registro feito em um de seus cadernos de anotação.

 

 

Histórico

 

Filho de camponeses, Da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, em Florença, que fica na região de Toscana, no centro da Itália. O artista e inventor foi contemporâneo de outros dois grandes nomes da história da arte, Rafael e Michelângelo.

 

Além da Mona Lisa, Leonardo pintou também o icônico quadro A Última Ceia, que retrata a passagem da Bíblia em que Jesus Cristo, na companhia dos 12 apóstolos, teria feito sua última refeição antes da crucificação.

 

No ramo das invenções e da engenharia, além do parafuso helicoidal aéreo, Leonardo Da Vinci idealizou outros objetos inovadores que só seriam criados pela humanidade séculos depois, como um tanque de guerra com canos múltiplos; uma roupa de mergulho; uma máquina voadora semelhante a uma asa delta; e um paraquedas em formato de pirâmide.

 

Em julho do ano 2.000, o paraquedista britânico Adrian Nicholas fabricou o precursor do paraquedas, projetado por Da Vinci há séculos, utilizando os mesmos parâmetros e materiais descritos nos cadernos do inventor. O teste acabou provando que a invenção funcionava de verdade. Para isso, ele saltou com o equipamento de uma altura de três mil metros, em Mpumalanga, na África do Sul.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana