O Brasil pode pegar a Alemanha na 1ª fase do futebol na Rio-2016

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: UOL

Brasil pode pegar a Alemanha na fase de grupos da Rio 2016.

 

A Fifa anunciou na última sexta-feira as regras do sorteio para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A distribuição das chaves acontecerá na próxima quinta-feira (14), em evento agendado para o auditório do Maracanã, e pode colocar Brasil e Alemanha frente a frente ainda na fase de grupos – os donos da casa serão o primeiro time do Grupo A, e os atuais campeões mundiais integram o pote 4. E essa possibilidade tem a ver com uma mudança de procedimento da entidade internacional.

 

Até este ano, a Fifa usava seu ranking como critério para distribuir times em potes de sorteios como o de quinta-feira. A partir dos Jogos Olímpicos, essa lógica será preservada apenas para competições profissionais. Na base, valerá o histórico em torneios amadores.

 

É por isso que os germânicos, que não têm histórico recente vitorioso em Jogos Olímpicos, foram alocados no pote 4 do sorteio deste ano. Os atuais campeões mundiais não sobem ao pódio desde o bronze da Alemanha Oriental em Seul-1988 e estão na mesma categoria de Argélia, Colômbia e Dinamarca para 2016.

 

Seguindo o critério de desempenho recente, o pote 1 dos Jogos Olímpicos deste ano terá, além do Brasil, a Argentina (campeã de 2008), o México (campeão de 2012) e o Japão (quarto colocado em 2012).

 

O pote 2 tem Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque. No 3 estão Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul. O torneio de futebol masculino terá quatro grupos com quatro times cada, e as chaves não podem contar com seleções egressas da mesma confederação.

 

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às quartas de final. O Brasil disputará a etapa inicial em Brasília (dois jogos) e Salvador, e depois passará por São Paulo (quartas de final) e Rio de Janeiro (semifinal e final) se conseguir o primeiro lugar na chave e seguir até a disputa do ouro.

 

 

Como é a distribuição do sorteio do futebol masculino:

 

Pote 1: Brasil, Argentina, Japão e México

 

Pote 2: Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque

 

Pote 3: Suécia, Fiji, Portugal, Africa do Sul

 

Pote 4: Argelia, Colômbia, Dinamarca, Alemanha

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana