Família doa 1,5 mil litros de leite há 40 anos na Sexta-feira Santa

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Produtores rurais dedicam a data a abastecer famílias com leite e iogurte. Tradição é mantida há pelo menos quatro décadas em Elói Mendes. 

 

Há 40 anos uma família de Elói Mendes mantém uma tradição: todos os anos, na Sexta-feira Santa, eles doam toda a produção de leite – aproximadamente 1,5 mil litros -  da fazenda em que vivem para famílias da zona rural.

 

Antes de amanhecer, moradores vão até a fazenda para buscar a doação, que começa às 7h, mas muitos fazem questão de chegar bem antes. E a cena se repete há décadas, toda Sexta-feira da Paixão. “É um dia de tradição, todo ano a gente vem né”, disse a dona de casa Daniela Mendes.

 

Enquanto as vacas são ordenhadas, muita gente chega e espera na porteira da fazenda.

 

Diariamente, a produção chega à 1,5 mil litros e a família de dona Vera Lúcia de Freitas Andrade, que vive na fazenda, faz a doação. Mas antes eles fazem um agrado aos que vão buscar o leite: oferecem 150 litros de iogurte para o desjejum.

 

“Quando eu era criança, minha família ia buscar leite em outras casas e eu acompanhava, então, hoje eu me sinto muito feliz por poder distribuir e ajudar essas pessoas. É gratificante”, comentou a produtora Vera Lúcia.

 

Com apenas 11 anos, Kemilin Aparecida Antônio acompanha a tradição e anualmente, vai com a família enfrentar a fila e pegar o leite. “É um gesto de carinho e que ajuda muito, porque tem quem não tem dinheiro para compra leite”, comentou.

 

E tem gente que adora: “Eu vim pegar o iogurte também. Está uma delícia”, disse a dona de casa Rosinéia Ananias Ribeiro.

 

Segundo o produtor rural Daniel de Freitas Andrade, o iogurte é para ajudar também. “Muita gente vem com fome, sem comer nada, alguns chegaram às 2h30, então eu pensei: vou distribuir iogurte, até por causa do horário que eles chegam. Já faz 5 aos que faço isso”, falou.

 

Nesta sexta-feira, cerca de 300 pessoas estiveram no local e formaram uma fila dentro do curral. Eles usaram garrafas térmicas, litros de plástico e todo tipo de pote para levar um pouco do leite para casa.

 

“Eu acho um ato muito bonito, não tem coisa melhor do que isso que eles estão fazendo”, destacou o auxiliar de serviços gerais, Adilson Martins Vitorino.

Compartilhe essa matéria: