Cidades iluminam monumentos com as cores da Bélgica após atentados

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Cristo Redentor, Torre Eiffel e Fontana di Trevi são exemplos. Ataques no aeroporto e metrô de Bruxelas deixaram 34 mortos, diz imprensa.

 

Diversas cidades em todo o mundo iluminaram seus monumentos com as cores da bandeira da Bélgica em homenagem às vítimas dos atentados que atingiram Bruxelas nesta terça-feira (22).

 

Os ataques foram no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek. O número de vítimas ainda não é oficial. A imprensa fala em 34 mortos e mais de 200 feridos. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.

 

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi iluminado de vermelho e amarelo. O ato da Arquidiocese do Rio acompanha outras homenagens pelo mundo.

 

Outros ícones que ganharam tons da bandeira da Bélgica foram a Torre Eiffel, em Paris, a Fontana di Trevi, em Roma, o Palácio Real, em Amsterdã, o portão de Brandenburgo, em Berlim, e o Palácio da Cultura, em Varsóvia.

 

Algumas horas depois dos ataques, o Estado Islâmico publicou um comunicado na internet reivindicando os atentados. "Uma célula secreta de soldados do califado (...) realizou um ataque contra o estado cruzado da Bélgica, que está lutando contra o Islã e seu povo", afirmou, acrescentando que os agressores usavam coletes, artefatos explosivos e metralhadoras e que países que combatem os extremistas têm 'dias escuros' pela frente.

 

 

A torre Eiffel em Paris, na França, é iluminada com as cores da bandeira da Bélgica em homenagem às vítimas dos ataques terroristas desta terça (22).

 

 

Os suspeitos usavam coletes e artefatos explosivos e metralhadoras, destacou o comunicado, acrescentando que "detonaram seus coletes" em meio às vítimas no aeroporto e no metrô. O comunicado também advertiu que os países que combatem os extremistas têm "dias obscuros pela frente".

 

 

Vítimas

 

Até o momento, as autoridades belgas não divulgaram as identidades ou nacionalidades das vítimas. Procurado pelo G1, o consulado-geral do Brasil em Bruxelas disse que não tem informações sobre brasileiros entre as vítimas. O embaixador do Brasil em Bruxelas, Antonino Marques Porto, afirmou que o consulado recebeu telefonemas de familiares e amigos buscando notícias de de brasileiros na capital belga e que todos eles foram localizados.

 

O ex-jogador de basquete belga-brasileiro Sebastien Bellin - que defendeu a seleção belga e foi pivô dos clubes Anvers e Mons-Hainaut - está entre os feridos no atentado. Ele passou por cirurgia e deve ser operado novamente, segundo informações do embaixador Antonino Marques Porto. Segundo ele, o ex-jogador está estabilizado, mas o consulado não conseguiu contato com sua família.

 

 

A fonte de Trevi em Roma, na Itália, é iluminada com as cores da bandeira da Bélgica em homenagem às vítimas dos ataques terroristas desta terça (22).

 

 

Sequência dos ataques

 

Por volta das 8h pelo horário de Bruxelas (4h, no Brasil) duas explosões aconteceram na área de desembarque do aeroporto internacional de Zaventem. Ali, o balanço provisório do corpo de bombeiros é de pelo menos 14 mortos e 96 feridos.

 

As autoridades encontraram, ainda, uma terceira bomba que não explodiu no aeroporto. O artefato foi destruído em uma explosão controlada.

 

"Um homem gritou palavras em árabe e escutei uma grande explosão", disse Alphonse Lyoura, funcionário do setor de bagagens do aeroporto à agência France Presse. "Era um pânico geral. Eu me escondi e esperei cinco, seis minutos. Algumas pessoas vieram me pedir ajuda", acrescentou, mostrando as mãos ensanguentadas.

 

Quase uma hora depois, outra explosão ocorreu no metrô de Bruxelas, na estação Maalbeek, em pleno coração do bairro europeu, deixou "provavelmente 20 mortos e 106 feridos", afirmou o prefeito da cidade, Yvan Mayeur, em uma entrevista coletiva.

 

O prefeito Mayeur afirmou que a situação no metrô era "caótica", com um "trabalho importante para identificar as vítimas" e um balanço provisório.

Compartilhe essa matéria: