Prefeitura distribui carnês e IPTU tem aumento de 10,68% em Poços

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Quem pagar à vista, em parcela única, terá desconto de 8% no valor total. Em Varginha, carnês serão entregues a partir do dia 20 deste mês.

 

Nesta semana começam a ser distribuídos os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Poços de Caldas.  Os 77.731 contribuintes vão pagar mais caro neste ano, já que o imposto teve reajuste de 10,68% referente a correção monetária. Quem pagar à vista, em parcela única, terá desconto de 8% no valor total.

 

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o IPTU poderá também ser parcelado em, no máximo, nove prestações, sem desconto, no período de abril a dezembro. Já o vencimento, tanto para o pagamento em cota única à vista como para o pagamento da primeira parcela, ocorre de 18 a 25 de abril.

 

Quanto ao aumento, segundo a prefeitura, neste ano, o IPTU sofreu correção monetária de 10,68% pelo IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) da Fundação Getúlio Vargas, acumulados nos últimos 12 meses, o mesmo índice de preços que corrige anualmente a Unidade Fiscal Municipal (UFM).

 

Ainda segundo a administração, a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) é lançada e cobrada junto com o IPTU a cada ano, nas mesmas datas estabelecidas para o pagamento do imposto. A prefeitura ainda esclareceu que o desconto de 8% para pagamento à vista se aplica somente para o IPTU, ou seja, não incide sobre o pagamento da taxa.

 

Nas outras duas maiores cidades da região, Pouso Alegre e Varginha, os carnês ainda não começaram a ser entregues.

 

Em Pouso Alegre,  segundo a  prefeitura, os carnês só serão entregues no início do segundo semestre, em meados de julho. A administração não informou sobre possíveis reajustes no imposto.

 

Já em Varginha, os carnês serão distribuídos a partir do próximo dia 20. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os valores serão os mesmos cobrados no último ano.

 

 

Serviço

 

Em Poços de Caldas, o contribuinte que não receber o carnê do IPTU 2016 no endereço declarado, deverá retirar a segunda via pela internet  no endereço www.pocosdecaldas.mg.gov.br, a partir de 06 de abril ou, se preferir, poderá solicitar a segunda via na Secretaria Municipal da Fazenda, munido do carnê do IPTU do ano anterior. A Secretaria Municipal da Fazenda está localizada à Rua Minas Gerais, 651, Centro.

Compartilhe essa matéria: