Conheça 14 benefícios que você não sabia sobre consumo moderado de álcool

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Gooru

De acordo com estudos recentes, cientistas descobriram que o consumo moderado de álcool pode trazer diversos benefícios para a saúde.

 

Vale frisar que o estudo se refere ao consumo moderado, ou seja, se você costuma se esbaldar no final de semana, saiba que efeitos negativos logo serão sentidos no seu fígado, pressão arterial e até mesmo ganho de peso.  Além disso, a longo prazo, efeitos severos também serão sentidos pelo cérebro, gerando uma série de problemas.

 

Mas o que pode ser considerado moderação? De acordo com o Dietary Guidelines for Americans, feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a moderação é diferente para homens e mulheres. Por dia, as mulheres são aconselhadas a ingerir até uma bebida, enquanto que os homens, duas. Sendo assim, separe uma lata de cerveja ou um copo de bebida de sua preferência, e venha descobrir os benefícios que o consumo moderado de álcool pode trazer para a saúde.

 

 

1 – Diminui o risco de doenças cardiovasculares

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Escola de Saúde Pública de Harvard, uma quantidade moderada de álcool pode aumentar o nível do colesterol bom (HDL) no organismo. Isso significa que, um gole de sua bebida favorita por dia pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

 

 

2 – Melhora a libido

 

Uma pesquisa apresentada em 2009 pelo Journal of Sexual Medicine, dizia que a disfunção eréctil nos homens que passaram a beber moderadamente diminuiu entre 25% e 30%. Embora muitas pesquisas ainda estejam sendo realizadas, este é um fato conhecido entre os médicos e cientistas: o álcool em quantidades moderadas pode melhorar a libido.

 

 

3 – Diminui as chances de demência

 

Entre os bebedores moderados foram encontradas evidências de um menor risco para transtornos cognitivos ou demência, de acordo com a publicação científica Neuropsychiatric Disease and Treatment. Além disso, esse consumo moderado pode ser eficaz na produção de células cerebrais mais ativas, aumentando a aptidão e diminuindo os riscos de doenças como o Alzheimer.

 

 

4 – Reduz as chances de diabetes

 

Ao contrário do que era acreditado anteriormente, experiências têm mostrado que existe sim uma chance reduzida para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em bebedores moderados, de acordo com um estudo observacional realizado pela Universidade VU, na Holanda.

 

 

5 – Reduz o risco de cálculo biliar (pedra na vesícula)

 

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Anglia, no Reino Unido, os resultados obtidos entre os bebedores moderados mostravam um risco reduzido em até um terço para o desenvolvimento de pedras na vesícula.

 

 

6 – Diminui o mau hálito

 

Se você estiver em um encontro, não precisa se preocupar com a questão do mau hálito: a vodca que está em sua mesa pode fazer maravilhas. O teor de álcool pode ajudar a matar as bactérias que causam o odor ruim na boca, deixando o hálito fresco e inodoro. No entanto, lembre-se de beber água, pois a quantidade de açúcar presente nas bebidas pode acabar com o esmalte dos dentes.

 

 

7 –  Melhora a criatividade

 

O consumo moderado por ser muito útil se você está precisando de uma pouco mais de criatividade. O etanol presente no álcool ajuda a recuperar o desgaste dos neurônios, deixando-os mais ativos e saudáveis. Além disso, você já deve estar familiarizado com a situação de pessoas que conseguiram obter um melhor desempenho em resoluções de problemas após beberem uma dose moderada de álcool. Certamente, em grandes quantidades você obterá o resultado inverso que poderá gerar grandes arrependimentos.

 

 

8 – Combate os sinais de envelhecimento

 

O álcool, muita das vezes, possui antioxidantes especiais, como os fotoquímicos e resveratrol, que podem ser encontrados particularmente nos vinhos. Esses antioxidantes lutam contra os diferentes sinais do envelhecimento, fazendo-nos parecer mais jovens por muito mais tempo.

 

 

9 – Ajuda a aliviar as dores de garganta

 

O álcool pode ser a salvação para a sua dor de garganta. A dica é adicionar duas colheres de agua quente a uma quantidade pequena de uísque, fazer um gargarejo, cuspir a mistura e pronto, o álcool vai ajudar a aliviar a dor.

 

 

10 – A famosa “barriga de chope” não será mais um problema

 

A cerveja é a maior culpada pela barriga de chope, certo? No entanto, se você assumir o controle e beber até duas por dia, ela poderá ser responsável pela perda de alguns quilos e de quebra, pode até ajudar a eliminar a tal barriguinha.

 

 

11 – Diminui as chances de ficar resfriado

 

Uma pesquisa feita pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, encontrou evidências de que bebedores moderados possuem uma sensibilidade reduzida para os resfriados mais comuns, no entanto, nenhum estudo afirma que a bebida ajude a diminuir os sintomas.

 

 

12 – Prolonga o tempo de vida

 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Católica de Campobasso, na Itália, o consumo moderado de álcool pode realmente lhe salvar alguns dias de vida aqui na Terra. Os cientistas comprovaram uma diminuição de 18% nos riscos de morte entre os bebedores moderados, em comparação com as pessoas que bebiam mais ou não bebiam.

 

 

13 – Reduz estresse e ansiedade

 

As pessoas que bebem moderadamente podem desfrutar de ansiedade e estresse reduzidos, uma vez que o consumo de álcool em eventos sociais pode te ajudar a se “encaixar”, funcionando com uma espécie de “coragem líquida”. Obviamente que se você costuma fazer isso em todas as ocasiões, a bebida pode afetá-lo fisicamente e mentalmente a longo prazo. Sendo assim, mantenha o nível combinado de um ou dois drinques por dia.

 

 

14 – Ajuda a tratar a malária

 

O coquetel preparado com gin e tônica contém quinino, um alcaloide com propriedades inflamatórias e analgésicas. Embora a gin tônica não seja, em si, uma cura, pode ajudar a tratar a infecção antes de você encontrar uma medicação adequada para curá-la. Na verdade, esse drinque surgiu com esse propósito e era muito consumido entre os soldados ingleses para evitar a malária.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana