Falta de pediatras em pronto-socorro gera reclamações em Lambari

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Cidade conta apenas com 3 profissionais para toda a demanda de crianças. e mães contam que buscam atendimento que chega a demorar até um mês.

 

A falta de médicos pediatras tem deixado muitas mães preocupadas em Lambari. Segundo elas, só há um profissional que atende uma vez por semana, mas, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM), a presença do especialista é obrigatória nos pronto-atendimentos. No entanto, as crianças são atendidas por outros médicos.

 

A dona de casa Fabiana Aparecido dos Santos tenta conseguir um pediatra para o filho Antônio Carlos, de 1 ano e 6 meses. “Ele está com conjuntivite e resfriado e não passa, mas não consigo uma consulta com o especialista”, disse. O mesmo acontece com a filha da Edna de Fátima Souza, que tem só dois meses. “Para conseguir consulta com o pediatra eu tenho que madrugar na fila”, comentou.

 

De acordo com as mães, o único médico pediatra da cidade atende somente às sextas-feiras e o número é limitado a 20 pacientes. O último recurso delas seria o pronto-socorro, só que não há pediatra no posto.

 

Todo atendimento que é feito no pronto-socorro fica registrado em um livro. No último domingo (14), foram 91 atendimentos e 16 eram de crianças. Já na segunda-feira (15), foram 89 pacientes, dos quais 15 foram crianças. Isso mostra que mesmo sabendo que não há atendimento pediátrico, as mães continuam procurando o posto.

 

Segundo o diretor da unidade de urgência e emergência, Aílton Magalhães, é praticamente impossível manter pediatria em um pronto-socorro. “Não temos um médico 24 horas por dia para atender na área de urgência. Temos um médico que atende todas as urgências de adulto e pediatria, mas realmente, 24 horas não tem. Temos três pediatras na cidade e conforme temos necessidade, nós chamamos e ele vem”, disse.

 

No entanto, segundo o delegado do CRM, Luiz Henrique de Souza Pinto, em um pronto-socorro é obrigatório ter um médico anestesista, clínico geral, cirurgião, ortopedista e pediatra.  “Nós sabemos que nem sempre é possível ter a equipe completa. No local onde existe o clínico, ele pode fazer o atendimento da urgência e depois encaminhar ao serviço especializado, ou hospital ou outro local que tenha a especialidade”, comentou.

 

O diretor Aílton Magalhães justifica que, no lugar do pediatra, sempre há um clínico geral de plantão. “Quando a pessoa tem febre alta, quando é uma urgência, ela é atendida pelo médico plantonista”, acrescentou Aílton Magalhães.

 

Só que as mães dizem que não é bem assim. “Se procuramos o pronto-socorro com a criança, eles mandam para o hospital, chegando lá, eles mandam procurar o pediatra na policlínica, então, como que faz? Se a pessoa tem condições de pagar um médico particular, tudo bem, mas se não tem, tem que esperar um mês para conseguir a consulta”, pontuou Edna.

 

Questionado, o secretário municipal de Saúde, Fábio Teodoro dos Reis, diz que o município conta com o atendimento pediátrico no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Vila Brasil. Ainda segundo ele, a policlínica também tem pediatria. A prefeitura também informou que dos três pediatras que atendem pelo município, um está de férias e que a administração está em busca de outro pediatra para realizar o atendimento.

Compartilhe essa matéria: