Manifestantes vão ao Fórum da Barra Funda mesmo sem depoimento de Lula

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: UOL

Manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protestam em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda.

 

A suspensão do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para a manhã desta quarta (17) no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, em São Paulo, não impediu que dezenas de manifestantes, pró e contra o PT e Lula, comparecessem em frente ao local.

 

A maioria dos entrevistados pela repórter Jovem Pan Carolina Ercolin estava cientes da decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cujo conselheiro cancelou os depoimentos de Lula e sua mulher, Marisa Letícia. Mesmo assim, eles resolveram marcar presença.

 

Houve disputa de gritos, mas não havia sido registrado nenhum confronto físico entre aqueles que portavam bandeiras vermelhas e do Partido dos Trabalhadores e os que tinham a bandeira do Brasil em mãos. Com o passar do tempo, o número de manifestantes foi aumentando, como pode ser notado nas fotos mais abaixo.

 

Policiais militares apenas observam o movimento. Eles impediram que os manifestantes fechassem o tráfego da Av. Dr. Abrahão Ribeiro, em frente ao fórum. Depois, colocaram grades que separaram os dois grupos e criaram uma distância de segurança à entrada do local.

 

É esperada na Barra Funda ainda a presença de um comitê de políticos que apoiam Lula, incluindo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), autor do requerimento aceito pelo CNMP que suspendeu os depoimentos.

 

O casal explicaria ao Ministério Público de São Paulo suas relações com o apartamento tríplex do condomínio Solaris, no Guarujá, investigado por supostas irregularidades da falida cooperativa Bancoop para a empreiteira OAS.

 

A decisão foi monocrática, do conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, e acatou requerimento do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) que, em sua petição, fala em "flagrante perseguição política". Teixeira é um dos deputados mais próximos a Lula.

 

O deputado argumentou que o caso estaria sendo apurado na vara incorreta do Foro Central Criminal de São Paulo.

 

Na decisão, o conselheiro ressalta que deferiu parcialmente o pedido de liminar feito por Teixeira, para "tão-somente" suspender a prática de qualquer ato pelo Ministério Público de São Paulo no processo de investigação de Lula, até que o plenário do CNMP delibere sobre a alegação de que o promotor Conserino violou as regras de distribuição do processo.

 

No pedido, Paulo Teixeira alega também que o promotor de Justiça paulista Cassio Roberto Conserino "transgrediu" a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo, ao antecipar à reportagem da revista Veja que denunciaria Lula e sua mulher por ocultação de propriedade, antes de se pronunciar oficialmente no processo.

 

Teixeira criticou a atuação de Conserino, que já havia declarado em entrevista à Jovem Pan haver provas suficientes para denunciar o ex-presidente.

 

 

Manifetantes pró PT 

 

 

Manifestantes contra o PT.

Compartilhe essa matéria: