Dilma aceita alterar regras do pré-sal

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: TERRA

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico , a presidente Dilma Rousseff aceitou debater as regras de exploração da camada do pré-sal que determinam que a Petrobras seja a única operadora e tenha participação de pelo menos 30% nos consórcios.

 

A condição para isso seria a petrolífera continuar com o direito de preferência nos próximos leilões. A mudança vem em um momento em que Renan Calheiros, presidente do Senado, anunciou que irá colocar em votação o projeto que pode dar fim ao monopólio da estatal.

 

Uma fonte credenciada do governo afirmou: “Não estamos falando em abrir a porteira. A presidente não admitirá que a Petrobras sofra nenhum prejuízo”. A mesma fonte também disse que um dos objetivos da mudança seria melhorar a ambiente de negócios.

 

 

TCU

 

O TCU (Tribunal de Contas da união) identificou diversos problemas na revisão de contrato no qual o governo e a Petrobras firmaram um acordo para que a empresa pudesse explorar 5 bilhões de barris e gás em alguns campos do pré-sal. O documento deve ser discutido no tribunal no dia 24, e pode atrasar o acordo entre a petroleira e o governo.

 

Um relatório indicou riscos de atrasos, litígios e prejuízos para as duas partes. Com isso, duas certificadoras internacionais foram contratadas para calcular novos valores, uma vez que a principal crítica é a ausência de premissas econômicas para o novo valor do barril de petróleo.

Compartilhe essa matéria: