Moradores de 5 bairros estão sem água há três dias em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Rompimento de adutora foi o que provocou a interrupção no fornecimento. Segundo Copasa, fornecimento já voltou ao normal em alguns bairros.

 

Moradores de cinco bairros de Pouso Alegre estão sem água desde segunda-feira (8). O motivo, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), é o rompimento de uma adutora às margens do Rio Sapucaí. A previsão de retorno com o reabastecimento é a madrugada de quinta-feira (11).

 

Enquanto a água não chega, os moradores dos bairros Cidade Jardim, Dona Nina, Caiçara, Recanto Solar do Quita e Portal do Ipiranga se desdobram, ainda mais com o calor que tem feito na cidade.

 

A aposentada Lindomar Alvez Queiroz conta que sofre com crises asmáticas e precisa beber muita água, mas  só tem um restinho em uma garrafa. “Eu tenho os remédios que eu tomo. Quando me dá crise de tosse, eu tenho que tomar. E só tenho esse pouquinho de água”, disse.

 

Já na casa da empregada doméstica Viviane Fernanda Marafigo de Jesus, a situação é mais dramática: a louça está acumulada na pia e o banheiro já foi ‘interditado’, já que não dá para tomar banho e nem ar descarga. Mas o pior mesmo é que ela deu à luz a filha Maria Helena há apenas 12 dias e precisa de água para dar banho na criança e também fazer a higiene pessoal por causa dos pontos do parto.

 

“Na casa da minha mãe, a caixa d´água é de 500 litros, então vou dar água na neném lá e reutilizo a água do banho dela para fazer minha higiene pessoal, porque eles estão usando a água só para cozinhar mesmo. É o jeito que eu encontrei”, lamentou.

 

E ainda segundo os moradores, como a Rita de Cássia da Costa, esta não é a primeira vez que faltou água na região. “No começo do ano ficamos dois dias sem água e não tivemos nenhuma resposta da Copasa. Agora, nos deparamos com a mesma situação”.

 

O desespero de alguns moradores é tão grande, que eles já estão enviando moradores a outras cidades, como o motorista João Barbosa Neto, que disse para a esposa ir para a casa de parentes em Santa Rita do Sapucaí. “Ela vai ficar lá até a água voltar. Eu mesmo vou no rio tomar banho, porque não tem como”, comentou.

 

Questionada, a Copasa informou que a manutenção da adutora seria concluída ainda nesta quarta-feira e que o abastecimento seria restabelecido gradativamente nos bairros durante a madrugada.
Nesta quinta-feira (11), a Copasa informou que nos bairros Caiçara e São Fernando, a situação já voltou ao normal. Já nos bairros Recanto Solar e Cidade Jardim, á água voltou parcialmente. Já os bairros Dona Nina e Portal do Ipiranga continuam sem água.

Compartilhe essa matéria: