Ator 'produz memes' para mostrar problemas em ruas de Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Fantasiado, Lúcio Marques encena performances em buracos e matagais. Vídeos e fotografias viralizam nas redes sociais e problemas são resolvidos.

 

Um ator de Pouso Alegre encontrou um jeito bem-humorado de criticar os problemas estruturais da cidade. Usando fantasias, ele encena performances nos buracos e matagais da cidade e divulga os vídeos na internet. As edições viram "memes" nas redes sociais, e com isso, os problemas começaram a ser resolvidos. Neste carnaval, ele usou o enredo de um dos blocos mais conhecidos de Pouso Alegre, o "Viúvas da Neidinha", pra “agitar” a produção.

 

Tudo começou em um buraco. Lúcio Marques e a irmã dele fizeram uma fotografia com um cartaz escrito "obras do metrô". A imagem virou "meme" nas redes sociais e daí surgiu a ideia de usar o humor pra criticar os problemas na cidade.

 

"Fizemos uma brincadeira, tiramos uma foto, mas era pra compartilhar para os amigos. Fazer uma coisa simples, não tinha pretensão nenhuma, era pra ficar na minha rede social, no meu clico de amizades", lembra.

 

Com o sucesso da foto, a brincadeira então se profissionalizou e o ator começou a produzir os vídeos. O primeiro viralizou na internet e teve cerca de 50 mil visualizações. O humor não abandona nenhum roteiro. Marques sempre coloca uma fantasia e faz uma performance em vários locais com problemas na cidade.

 

Neste carnaval, a crítica veio com trilha sonora temática. Marques aproveitou pra divulgar a marchinha do bloco que ele organiza na cidade e as imagens já viraram um sucesso entre os internautas. "Achei um 'barato'. Foi um comentário geral aí na cidade", comenta o advogado Lino Beltrão.

 

 

Primeira foto em buraco de Pouso Alegre viralizou nas redes sociais.

 

 

Brincadeira útil

 

Marques começou a fazer as fotografias e vídeos há cerca de um mês em Pouso Alegre. Nesse período, ele visitou 10 bairros e ao menos sete deles tiveram os problemas resolvidos. Um dos bairros foi o Fátima 1, que estava tomado pelo mato. Marques fez o vídeo na semana passada, e coincidência ou não, a área toda foi limpa.

 

A família do José Cury viu o ator fantasiado no local e nem sabia do que se tratava. Depois acompanharam a repercussão nas redes sociais e comemoraram o resultado. "Tudo é válido, pra capinar o mato, os buracos. Tudo que for feito em relação a melhorias na cidade é válido", aprova o aposentado.

 

 

Após vídeos virarem memes, problemas começaram a ser resolvidos.

 

 

Em outro vídeo, Marques se veste de gueixa para criticar os buracos de uma rua. No local onde ele fez o clipe, a operação tapa-buracos também já passou. "É o que eu costumo brincar: 'é o poder da hashtag'. Caiu na rede, realmente viraliza", afirma a advogada Cátia Monteiro.

 

O ator diz que não esperava toda essa repercussão. O buraco na Rua Doutor João Beraldo, onde tudo começou, continua aberto. Mas pelo menos agora, operários já trabalham no local pra tentar resolver o problema. "Eu acho que deu um resultado maravilhoso. E que não pare só por aí, que continue", finaliza Marques.

Compartilhe essa matéria: