CBF pedirá à Fifa para usar árbitro de vídeo em lances capitais

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: R7

Tema foi discutido entre os clubes na quinta-feira. Projeto já existe dentro da entidade.

 

Diante da reclamação dos clubes, a CBF promete solicitar à Fifa o uso de recurso de vídeo para evitar equívocos de arbitragem em lances capitais na Série A de 2016. A entidade anunciou o planejamento em nota nesta sexta-feira (11).

 

"Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo", afirmou o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero.

 

 Membro da comissão de arbitragem, Manoel Serapião participa das reuniões da International Board (Ifab), nas quais são discutidas mudanças nas regras do esporte. Ele é o porta-voz do projeto de uso de um árbitro para avaliar as jogadas mais importantes em um monitor com transmissão de vídeo.

 

O assunto foi levantado na quinta-feira (10), durante reunião da comissão de clubes na CBF, da qual participou o secretário-geral da entidade, Walter Feldman.

 

"A CBF e os clubes brasileiros entenderam que chegou o momento de introduzirmos uma medida inovadora para seguir aperfeiçoando o sistema de arbitragem na sua permanente busca pela justiça e pela verdade dos fatos. Estamos presenciando um momento histórico", declarou Feldman.

 

Segundo a CBF, os seguintes lances deverão ter a interferência imediata do árbitro de vídeo:

 

  • Dúvida se a bola entrou ou não no gol;
  • Saídas da bola pela linha de fundo, quando na mesma jogada ou contexto for marcado gol ou pênalti;
  • Definição do local de tiros livres diretos, ocorridos nos limites da grande área, para definir se houve ou não pênalti;
  • Gols e pênaltis marcados, possibilitados e evitados em razão de erro em lances de faltas claras/indiscutíveis, não vistas ou marcadas de modo claramente equivocado;
  • Impedimentos por interferência no jogo, caso na mesma jogada haja gol ou pênalti;
  • Jogo brusco grave ou agressão física (conduta violenta) indiscutíveis não vistos ou mal decididos pela arbitragem.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana