Governo alemão planeja endurecer regras de asilo político

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

Os partidos que formam a coalizão do governo da Alemanha concordaram nesta quinta-feira em endurecer as regras de asilo político, chegando a um compromisso sobre como conter o fluxo de imigrantes que passou de 1 milhão de pessoas no ano passado. As novas medidas incluem o prazo mínimo de dois anos para a reunião familiar àqueles que recebem proteção limitada de refugiado e a aceleração das deportações dos que são recusados, disse o ministro da Economia, Sigmar Gabriel, ao anunciar o acordo.

 

A disputa em torno de regras de imigração mais duras tem criado tensões na coalizão de governo, que inclui os cristãos-democratas de Merkel (CDU), a União Social Cristã (CSU), da Bavária, e o SPD de Gabriel. Os três partidos estão ansiosos para mostrar aos eleitores, antes das eleições locais em três Estados em março e do pleito geral no ano que vem, que, apesar das diferenças profundas, o governo está controlando a crise de refugiados.

 

"O clima está bom", afirmou Gabriel à imprensa, sinalizando unidade entre os três partidos depois de semanas de tensões por causa da ameaça de Horst Seehofer, líder do CSU, de processar o governo da chanceler Angela Merkel se a sua exigência de conter o fluxo de imigrantes não fosse atendida.

 

As novas regras, que têm sido preparadas desde novembro e contam com um programa para integrar refugiados, também preveem a redução do apoio financeiro para os que buscam asilo.

Compartilhe essa matéria: