Pouso Alegre é a 2ª melhor cidade sulmineira para se viver; segundo IFDM

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Pouso Alegre também é a 5ª melhor cidade em Minas Gerais e a 81ª no Brasil.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o ranking geral do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país como educação, saúde, emprego e renda em todos os municípios brasileiros.

 

De acordo com os dados, Pouso Alegre é a 2ª melhor cidade do Sul de Minas para se viver, a 5ª melhor de Minas Gerais e a 81ª do Brasil. O Índice leva em consideração questões como educação, saúde e emprego e renda, feito com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde, tendo como ano base 2013.

 

Numa pontuação que vai de 0 a 1, as áreas foram avaliadas com mais de 0,8 pontos, o que caracteriza alto grau de desenvolvimento. Em 2005 o Índice apontava que o desenvolvimento de Pouso Alegre era moderado, não alcançando pontuação equivalente ou maior que 0,8.

 

Com posição privilegiada, Pouso Alegre localiza-se no entroncamento da BR 381 (Rodovia Fernão Dias) com a BR 459, a 200 km de São Paulo, 373 km do Rio de Janeiro e 395 km de Belo Horizonte, considerados os eixos econômicos mais importantes do país.

 

Para o prefeito Agnaldo Perugini, estes números são fruto de um trabalho coletivo que está sendo realizado ao longo dos anos no município. “Desde que assumimos a administração, temos a preocupação de trabalhar pelo desenvolvimento de nossa cidade. Realizamos ao longo dos anos inúmeros investimentos e buscamos recursos que viabilizaram o crescimento, tornando o município uma referência para o Sul de Minas”, destaca.

 

Extrema foi o grande destaque, alcançando não somente o 1º lugar no ranking sul mineiro, como no de todo o país. A cidade possui o maior índice de desenvolvimento municipal do Brasil.

Compartilhe essa matéria: