Brasileiro desenvolveu sistema barato e limpo de geração de energia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Já é possível reduzir a zero a conta de luz, sem fazer “gato” e ainda guardar o excedente.

 

Alírio Macedo, eletrotécnico de Chapadão do Sul (MS), elaborou um projeto adaptado de um sistema de captação, geração e armazenagem de energia solar. A energia gerada durante o dia é inserida na rede a energia, através de placas fotovoltaicas e o excedente gera um bônus, que o consumidor tem até três anos para consumir.

 

É o que se chama de geração de energia elétrica totalmente limpa, já que é gerada a partir do sol, fonte inesgotável e abundante de energia no Brasil.

 

No caso de Alírio, o seu consumo médio mensal é de 104 Kwh e o seu On-Gride vai gerar 150 Kwh/mês. Com esse excedente de 50Mwh/mês, o eletrotecnico disse que pretende melhorar a sua qualidade de vida e ainda gerar bônus para alguma eventualidade. Assim ele terá a sua conta de energia zerada.

 

Passado o período de três anos do bônus, ele é zerado e um novo acúmulo é iniciado.

 

O gerador de energia também pode usar o bônus, do mesmo ponto gerador, para outros imóveis cadastrados na concessionária de energia local, ou até de outros estados, em seu CPF.

 

A vida útil do sistema é de 25 a 30 anos e ele cobre os custos do projeto e implantação em 7 ou 8 anos, em média.

 

Alírio conta que o seu aparelho conversor é de última geração. Nele existe uma saída USB para computador, que quando conectado, passa todas as informações sobre a geração e consumo da energia. Ele ainda é capaz de passar os dados através do Wi-Fi próprio.

 

Para a cidade de Chapadão do Sul é novidade, mas no campo, várias fazendas já implantaram o sistema e usam o bônus gerado.

 

Alírio lembra que há linhas de créditos nos bancos para a fazer, conduzir e instalar o On-Gride.

 

 

No aparelho existe uma saída USB para computador, que quando conectado, passa todas as informações sobre a geração e consumo da energia.

 

 

A vida útil do sistema é de 25 a 30 anos e ele cobre os custos do projeto e implantação em 7 ou 8 anos, em média.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana