Clube Literário terá Aulão Gratuito de Dança Flamenca em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

A dança flamenca nasceu da mistura de povos nômades e está arraigado nas manifestações folclóricas de vários povos.

 

O Clube Literário de Pouso Alegre/MG oferecerá um Aulão Gratuito de Dança Flamenca, ministrado pela professora Júnia de Deus, com formação em Belo Horizonte, Divinópolis e Espanha, dia 18 de Janeiro de 2016, Segunda-feira, às 18:30 horas.

 

Nessa dança típica da Espanha, o aluno desenvolve ritmo, coordenação, postura, expressão corporal, musicalidade, força e autoestima. As inscrições deverão ser feitas pelo Whatsapp (37) 98812-0696 ou pela Página do Facebook Flamenco Júnia de Deus.

 

 

Conheça a Dança Flamenca

 

O Flamenco nasceu da mistura de povos nômades e está arraigado nas manifestações folclóricas de vários povos que ao passar pelo crivo de gargantas pontuais se transformou em uma arte indiscutível e forte.  Uma arte que comunica através das mãos que deslizam pela guitarra espanhola construindo melodias fortes, alegres, tristes, revoltas e proporciona aos ouvidos uma viagem aos primórdios de nosso interior.

 

Flamenco é arte que comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do cante que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, cante e dança em um mesmo momento com relevante carga emocional e excelência.

 

Segundo a espanhola e andaluza Cristina Hoyos, uma das principais bailaoras, coreógrafas e atrizes que teve atuação em quase todo o mundo,  Flamenco é “ uma mescla maravilhosa de todas as culturas que passaram pela Andaluzia que nos deixou suas marcas e que aqui se hão dado forma. A mistura é sempre boa e tudo o que há passado por esta terra se há criado algo maravilhoso chamado Flamenco.”

 

O flamencólogo Manuel Ríos Ruiz publicou em 1988 o Dicionário Ilustrado do Flamenco e tem a seguinte definição de “Arte Flamenco”:

 

“Considera-se que o cante, baile e toque da guitarra flamenca constituem em seu conjunto, uma arte. Seus estilos, criados sobre bases folclóricas, canções e romances andaluzes hão ultrapassado valores populares, alcançando uma dimensão musical superior, cuja interpretação requer faculdades artísticas de todas as ordens. Ainda que o flamenco, cante, baile e toque, mantenha um sentido estético sumariamente popular e próprio do povo andaluz.

 

Suas manifestações se tornaram autênticas expressões artísticas, totalmente diferenciadas das originárias de um histórico folclórico, através das composições anônimas e pessoais que fizeram do flamenco algo estruturado e evoluído estilisticamente. Sem deixar de ser música e poesia de raiz popular, pode-se dizer, segunda a opinião da maioria dos estudiosos, que o flamenco é um folclore elevado à arte, tanto por suas dificuldades interpretativas como por sua concepção e formas musicais.”

Compartilhe essa matéria: