Pessoa tem morte cerebral após teste de remédio com maconha

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: EXAME

Uma pessoa teve morte cerebral e outras cinco foram internadas no hospital universitário de Rennes (noroeste da França) nesta sexta-feira, após participar de um teste terapêutico de um remédio feito à base de maconha.

 

"Trata-se de um acidente muito grave", reconheceu a ministra francesa de Saúde, Marisol Touraine, que em uma breve declaração à imprensa em Paris não quis dar mais detalhes sobre o caso.

 

Segundo as informações reveladas por seu departamento em comunicado, o teste foi feito por um "laboratório europeu" com um remédio que se administra por via oral em "um centro privado autorizado, especializado na realização de testes clínicos".

 

A emissora "France Info" explicou que se trata de um analgésico que estava sendo desenvolvido por um grupo farmacêutico português, e que os testes eram realizados na empresa Biotrial, que tem um de seus principais centros em Rennes.

 

O Ministério da Saúde disse que o acidente aconteceu na primeira fase do teste, na qual se tratava de "avaliar a segurança de uso, a tolerância, os perfis farmacológicos desta molécula em pessoas voluntárias saudáveis".

 

A Agência Nacional de Segurança Sanitária dos Remédios encerrou o teste e entrou em contato com todos os participantes.

 

O canal "BFM TV" assinalou que no total foram oito as pessoas que participaram desse teste, embora para duas tenha sido dado um placebo, de modo que seis ingeriram o remédio em experimentação.

 

A Promotoria de Rennes abriu um processo para o caso.

Compartilhe essa matéria: