Como descobrir quando alguém está mentindo por mensagem de texto

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

WhatsApp, Messenger, e-mails e até mesmo os velhos sms são formas muito usadas hoje em dia para uma comunicação a distância mais instantânea. Mas será que dá para saber quando alguém está mentindo por mensagem de texto, quando usam esses recursos?

 

Embora muita gente considere esse tipo de conversação o mais seguro para passar aquela mentira mal contada, a verdade é que é possível descobrir quando alguém está mentindo por mensagem de texto. E o mais importante de tudo: nem é tão difícil assim identificar indícios de mentira nessas mensagens.

 

Hoje, por exemplo, você vai aprender alguns sinais que indicam claramente quando alguém está mentindo por mensagem de texto, seja por qual motivo for.

 

As dicas que listamos abaixo são um resumo de uma pesquisa feita pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos; e dos ensinamentos que Tyler Cohen Wood, da área de segurança do governo americano, compartilha em seu livro “Catching the Catfishers: Disarm the Online Pretenders, Predators, and Perpetrators Who Are Out to Ruin Your Life” que, entre outros temas, trata sobre as mentiras contadas na internet e como reconhecê-las.

 

Mas, calma! Identificar um ou outro desses sinais isolados durante uma mensagem de texto não quer dizer, necessariamente, que a outra pessoa esteja mentindo para você, ok?

 

Como tudo na vida, essa questão também exige calma e pensamento lógico para evitar que você saia por aí cometendo injustiças com quem não merece. Certo?

 

Como descobrir quando alguém está mentindo por mensagem de texto:

 

 

1. Frases muito longas

 

Ao contrário das conversas presenciais, em que as pessoas tendem a usar mais pronomes pessoais e elaborar frases mais vagas e mais curtas, quando alguém está mentindo por mensagem de texto a tendência é escrever mais.

 

Na maioria das mensagens mentirosas, os pesquisadores observaram que tanto homens quanto mulheres utilizam esse recurso, mesmo que inconscientemente. No caso delas, as mensagens costumam ficar até 13% mais longas. No caso deles, as frases aumentam 2%, em média.

 

 

2. Palavras que não comprometem

 

Outra coisa comum de se perceber quando estão mentindo por mensagem de texto é o uso de frases e de palavras não comprometedoras, como “provavelmente, possivelmente, talvez”.

 

 

3. Insistência

 

“Mesmo”, “realmente”, “de verdade” e outras palavras e frases muito repetitivas também pode ser um sinal de que a pessoa está mentindo por mensagem de texto. Isso indica que o remetente quer muito que você acredite no que está sendo dito.

 

 

4. Impessoalidade

 

Frases e atitudes de distanciamento também podem ser um indício de mentira. O tom impessoal, por exemplo, sugere que ela não se sente próxima a você e isso já é um ponto que a ajuda a mentir.

 

 

5. Respostas evasivas

 

Quando você pergunta algo direto e recebe uma resposta inconsistente, que não responde nada, também pode ser um sinal de mentira. Preste atenção no tom adotado nesse tipo de situação.

 

 

6. Excesso de cuidado

 

Expressões de cautela repetitivas também podem ser um sinal de que está faltando honestidade na mensagem. “Para ser honesto”, “não há com que se preocupar” e “sinto dizer” são algumas expressões vagas e com excesso de cuidado que as pessoas costumam usar quando mentem ao digitar uma mensagem.

 

 

7. Mudança repentina de tempo verbal

 

Histórias que começam sendo contadas no passado e que, do nada, passam a ser contadas no presente e vice-versa. Quando alguém muda o tempo verbal da narração de forma repentina pode ser um sinal de mentira.

 

Narrações do que acontece, de forma geral, são feitas no passado. No entanto, se a pessoa está inventando uma história, as frases tendem a sair no presente, já que assim é mais fácil para o cérebro dar seguimento ao que está sendo dito.

 

 

8. Histórias inconsistentes

 

Quando alguém digita uma mensagem mentirosa e conta histórias inconsistentes, provavelmente, está mentindo. É comum o próprio mentiroso se perder nos detalhes e acabar se contradizendo depois de um tempo, por exemplo, deixando a história contada com espaços inconsistentes.

 

E então, você consegue saber quando alguém está mentindo por mensagem de texto para você? Tem outras “pistas” de mentiras digitadas que você poderia compartilhar conosco? Não deixe de nos dizer nos comentários!

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana