6 coisas que pessoas com baixa autoestima mais publicam no Facebook

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Você se considera uma pessoa bom baixa autoestima ou alguém seguro de si e cheio de amor próprio? Mesmo que a maioria das pessoas escolha a segunda opção como resposta, não é isso que grande parte dos posts mais comuns no Facebook denunciam.

 

Isso porque alguns tipos de postagens, como imagens, frases e até mesmo a localização do lugar em que você está podem ser sinais de que você busca e precisa de aprovação pública para se sentir bem. E, segundo psicólogos, esse pode ser um dos maiores “sintomas” de baixa autoestima.

 

Por exemplo, alguém que vive se queixando nas redes sociais sobre sua vida pessoal e até mesmo amorosa, ou alguém que não consegue lidar com seus sentimentos na vida real e faz um monte de postagens revelando seu estado sentimental, com certeza, tem problemas relacionados a baixa autoestima.

 

E isso não somos nós, do Portal TV Minas, e nem a fonte da matéria, Segredos do Mundo, que estamos afirmando aleatoriamente. Como você vai conferir abaixo, estudos realizados por universidades de renome e até mesmo análise de especialistas no assunto, como psicólogos e sociólogos destacam alguns características comuns nas postagens das redes sociais de quem tem problemas com baixa autoestima.

 

 

Conheça as postagens que denunciam baixa autoestima:

 

1. Compartilhar localização

 

 

Especialistas dizem que essa é uma da maneiras mais fáceis de perceber quando alguém sofre de baixa autoestima é percebendo a necessidade de aprovação das outras pessoas que ela demonstra.

 

Ao publicar a localização, então, esse indivíduo está mostrando a vida social que tem e, de certa forma, até mesmo sua situação financeira. É por isso que fotos em restaurantes, no cinema, no teatro e fotos de viagens são tão frequentes nas redes sociais.

 

 

2. Fotos na academia

 

 

Uma outra maneira de ganhar aprovação das pessoas é mostrando ao mundo o quanto você se cuida, o quanto está melhor fisicamente e, claro, as fotos na academia ou fazendo exercícios de forma geral são uma ótima ferramenta para isso.

 

 

3. Fotos de comida

 

 

Uma refeição bonita e saborosa a gente come primeiro pelos olhos e, por isso, muita gente costuma usar esse tipo de imagem para ganhar atenção (e likes) nas redes sociais. Claro que ninguém realmente está interessando no que você está comendo, mas, como já mencionamos antes, essa é uma outra maneira de conseguir aprovação pública.

 

 

4. Selfies

 

 

Uma ou outra selfie é normal e todo mundo acaba postando de vez em quando. No entanto, pessoas que têm milhares de selfies publicadas no Facebook e em outras redes sociais têm uma forte tendência de ser alguém inseguro e de sofrer de baixa autoestima.

 

Embora a impressão que passe seja de alguém que se ama muito e está bem consigo mesmo por postar tantas fotos de si mesma, o que acontece é que elas acabam criando uma identidade que precisa de constantes feedbacks para se sentirem bem consigo mesmas e aprovadas.

 

 

5. Divulgar as compras

 

 

Embora possa se tornar um hábito perigoso, fazer compras é algo relaxante, que de certa forma consiste em uma maneira de se satisfazer, se recompensar e alimentar a autoestima. Isso pode ser ainda mais perigoso se além de comprar, você precisa divulgar para as pessoas que você está comprando.

 

Pessoas com baixa autoestima costuma fazer isso com frequência para ostentar, mostrar as marcas que costuma adquirir e, claro, para buscar aprovação e elogios.

 

 

6. Estado sentimental

 

 

Por último, mas não menos importante, a divulgação de estados emocionais, especialmente quando negativos, pode ser considerado uma grande sinal de baixa autoestima de alguns usuários de redes sociais. Aliás, nós arriscaríamos dizer que esse tópico deveria está no topo da lista, tamanha é sua relevância nesse assunto.

 

Segundo estudos das Universidades de Brimingham, Edimburgo e Heriot-Waltt, no Reino Unido, pessoas que costumam publicar seu estado sentimental nas redes sociais, além de baixa autoestima, costumam ter problemas em manter relacionamentos íntimos, especialmente quando suas queixas costumam estar relacionadas à vida íntima entre elas e seus parceiros.

 

E então, acha que seus posts nas redes sociais contam que você é uma pessoa bem resolvida ou com baixa autoestima?

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana