Sírio agredido em Copacabana recebe homenagem da Câmara

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: O Globo

Mohamed Ali ficou sensibilizado ao participar da cerimônia

 

O refugiado sírio Mohamed Ali Abdelmoatty Ilenavvy, de 33 anos, agredido por desconhecidos no fim de julho na Rua Santa Clara, em Copacabana, recebeu uma homenagem nesta terça-feira na Câmara Municipal do Rio. O vendedor de esfirras ganhou uma moção (espécie de diploma) por iniciativa do vereador Marcelo Arar (PTB). Emocionado, Mohamed disse que se sentia feliz com a homenagem e que considera que o episódio foi um fato isolado, porque sempre foi bem tratado no Brasil e pela população carioca. Ele esteve na Câmara com a mulher, a carioca Thais de Almeida, de 39 anos (rebatizada de Fátima ao se converter ao islamismo) e o filho do casal, Ali, de três meses.

 

"Mohamed foi vitima de intolerância religiosa e preconceito. Isso não tem espaço no Rio" disse Arar, ao justificar a homenagem.

 

O refugiado não sabe quem foram os agressores e preferiu não registrar queixa. Ele continua a trabalhar em Copacabana, mas em outro trecho da Rua Santa Clara. Mohamed acaba de ganhar apoio para tentar vender mais salgados que ele mesmo prepara. O empresário Guilherme Benedictis, que promove eventos com food trucks, soube da história de Mohamed e resolveu ajudá-lo.

 

"Ele terá espaço nos nossos eventos para vender produtos dele. Fiquei comovido com a história e resolvi ajudar" justificou Guilherme.

 

 

Mohamed Ali recebe abraço: sírio foi vítima de intolerância.

 

 

Mohamed não pensa em retornar à Síria e quer continuar a morar no Rio de Janeiro. Sonha um dia em rever o resto da família, que migrou para o Egito, também fugindo da guerra civil que desde 2011 já deixou mais de 100 mil mortos no país.

 

"Fiquei chateado com o que aconteceu, mas passou.. O povo brasileiro é acolhedor. Estou muito sensibilizado, orgulhoso com essa homenagem." disse Mohamed.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana