Meio quilo de carne moída pode conter carne de até mil animais diferentes

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Yahoo

Talvez você se lembre da revelação divulgada há alguns anos de que um hambúrguer do McDonald’s continha carne de centenas de vacas. Esta prática, diferentemente do que muitos acreditam, não é exclusiva dos restaurantes de fast food.

 

Os supermercados usam “grandes distribuidores, onde meio quilo de carne moída pode conter a carne de até mil animais diferentes, por isso é impossível definir a origem dela,” disse Terry Ragasa, do renomado açougue norte-americano Sutter Meats, ao HuffPost.

 

“Eles dizem ‘carne fresca’, mas a prática habitual nos mercados é oferecer uma porção ‘fresca’ de algo que já foi previamente moído. A maioria dos lugares tem grandes sacos cheios de carne previamente moída. Os funcionários a moem novamente e marcam como ‘fresca,’” explicou Ragasa.

 

Na indústria alimentícia, a possibilidade de rastrear a origem dos alimentos é importante, pois ajuda a conter qualquer possível surto de doenças transmitidas através da comida.

 

É claro que nem todos os supermercados têm estas práticas ruins, mas pode-se assumir que elas são comuns em muitas das grandes cadeias, e acabam levando à redução dos preços da carne moída.

 

Se a ideia de comer carne moída ou hambúrgueres provenientes de centenas ou milhares de vacas é algo que lhe causa incômodo, o ideal é procurar um bom açougue, que moerá a carne fresca diariamente.

 

Além disso, é importante lembrar que a carne moída é mais suscetível a infecções causadas por bactérias por ter uma superfície de contato maior.

 

“Um bom açougueiro buscará animais inteiros nas fazendas locais e moerá os músculos individuais de cada animal. Por isso, você entra num açougue e vê filés, peças inteiras de carne e carne moída e é tudo não apenas de uma mesma fazenda, mas também do mesmo animal”.

 

O preço, certamente, será mais elevado. Você decide o que prefere consumir.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana