Exposição homenageia trabalhadores e cenários do café no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Fotógrafo de Guaxupé realizou trabalho durante 5 anos para retratar tradição da cultura que move a economia na região.

Matéria extraída do G1

 

Uma exposição fotográfica que segue até o dia 30 de junho em Guaxupé retrata a cafeicultura, principal atividade agropecuária do Sul de Minas. Com o nome de “O café de Guaxupé”, a exposição encerra as comemorações do mês de aniversário da cidade.

 

Segundo o fotógrafo e jornalista Viola Júnior, o trabalho começou há cerca de 5 anos, desde que ele morava em Brasília (DF) e ia visitar a família na cidade do Sul de Minas.

 

“Na exposição, os visitantes poderão apreciar fotografias que fiz, desde a época em que vinha passar férias por aqui, já que morava fora. Sempre tive uma fascinação pela cultura do café mesmo estando distante de minha terra” conta.

 

Segundo o fotógrafo, homenagear a cidade que sedia a maior cooperativa do mundo no setor, foi uma forma dele agradecer tudo que a produção cafeeira fez e continua fazendo pela região.

 

“Me sinto agradecido por poder retratar esta atividade que se iniciou com os primeiros imigrantes italianos. Eles escolheram nossa região para fincar suas raízes e batalhar por dias melhores, são muitas histórias de luta e paixão por esse fruto que enaltece o nome do Brasil no exterior”, afirma o jornalista.

 

 

Exposição homenageia trabalhadores do café em Guaxupé (Foto: Viola Júnior).

 

 

Na exposição, poderão ser vistas fotografias de campo dos trabalhadores na colheita e secagem do café, casarões históricos de fazendas centenárias, personagens da cidade ligados ao setor cafeeiro, de cafezais em fruto e flor e dos armazéns gigantes da cooperativa. Uma variedade que retrata, além da história, o dia a dia daqueles que tem no café seu negócio ou sustento.

 

“Procurei registrar momentos distintos e variados, personagens como fazendeiros, apanhadores, monumentos, o produto em diversas etapas e até costureiras no manuseio das sacas”, relata o fotógrafo.

 

A exposição foi possível por conta de um edital da prefeitura da cidade que contemplou diversos artistas da cidade para a programação das comemorações do aniversário da cidade.

 

“Fazer uma exposição hoje em dia é muito oneroso, difícil conseguir apoio na iniciativa privada, quando fiquei sabendo do edital não titubeei, apresentei o projeto e foi aprovado, fiquei muito feliz por realizar mais esse objetivo”, afirmou.

 

A exposição “O café de Guaxupé” foi inaugurada na última sexta-feira (23) e segue até o dia 30 de junho no foyer do Teatro Municipal de Guaxupé. A entrada é franca e os visitantes poderão apreciar as obras durante o horário comercial e durante a noite nos horários de atividades e eventos do teatro.

 

 

Confira mais algumas belíssimas fotos da exposição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa matéria: