Temperaturas de até 50ºC forçam o cancelamento de dezenas de voos nos EUA

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: EL PAÍS

O calor que açoita esta semana o sul dos Estados Unidos é tão forte que alguns aviões literalmente não podem voar. Por causa disso, somente nesta terça-feira a companhia American Airlines teve de cancelar meia centena de voos que iriam decolar ou aterrissar no aeroporto de Phoenix, no Estado do Arizona. O alerta pelas altas temperaturas, que chegaram aos 50 graus centígrados, continuava ativado nesta quarta-feira na região.

 

A empresa utiliza para os voos regionais aviões fabricados pela Embraer e Bombardier. O aparelho afetado pelas temperaturas extremas é o CRJ, montado pela companhia canadense, que pode operar com temperaturas de até 48 graus centígrados. A partir desse limite o ar se torna tão fino que a aeronave não pode realizar o voo com segurança.

 

A suspensão foi aplicada entre as três e as seis da tarde, momento em que o mercúrio disparou. O calor afeta a habilidade desses pequenos pássaros de aço para levantar voo. O ar quente é menos denso. Isso faz com que a aeronave tenha que voar em velocidade muito maior para compensar a perda de impulso sofrida pelos motores. O avião, portanto, necessita de uma pista muito mais comprida para a velocidade extra.

 

A Bombardier especifica que não é que o avião não possa voar fisicamente acima de uma determinada temperatura. “É o limite estabelecido na certificação”, explica a empresa, para operar dentro das margens de segurança que exigem as agências reguladoras da aviação comercial. Os cancelamentos se limitaram a voos mais curtos, com destino a localidades como Tucson, Yuma e Flagstaff.

 

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica reconhece que a situação é incomum, apesar de o calor ser a principal causa de morte relacionada com o tempo no Arizona. Em Phoenix é normal haver temperaturas que superem os 38 graus. O alerta pelas temperaturas extremamente altas foi ativado no domingo. Nesta quarta-feira começam a diminuir, embora continuem perto dos 43 graus.

 

Não é a primeira vez que Phoenix vive uma situação de calor infernal. Há quatro anos, a US Airways, que agora está integrada à American Airlines, teve de cancelar cerca de vinte voos por causa da baixa densidade do ar. No entanto, esses eventos meteorológicos começam a ser mais comuns como consequência dos efeitos das mudanças climáticas. O ano de 2016 foi o mais quente.

 

As aeronaves de maior envergadura que cobrem rotas mais longas não foram diretamente afetadas pela disparada do mercúrio. Esses aviões fabricados pela Boeing e a Airbus podem decolar com temperaturas de até 53 graus porque a potência dos motores é maior. O calor extremo afeta também o Estado do Novo México e partes de Nevada e da Califórnia.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana