Greve dos professores atinge mais de 100 escolas estaduais do Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Protesto por salário e contra reforma da previdência já dura 1 semana. Mais de 50 mil estudantes estão sem aula, segundo regionais de ensino.

Matéria extraída do G1

 

Pelo menos 71 escolas da rede estadual de ensino permanecem sem aulas nesta quarta-feira (22) no Sul de Minas devido a uma greve inciada por professores no dia 15 de março. Outras 74 estão parcialmente paradas. A paralisação, segundo o sindicato da categoria, o Sindute, é um protesto pelo cumprimento do piso salarial dos professores em Minas Gerais e contra a reforma da previdência, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) feita pelo Governo Federal que prevê mudanças na aposentadoria.

 

Na região de Pouso Alegre, que abrange 71 escolas estaduais em 30 municípios, 16 estão paralisadas, conforme a Superintendência Estadual de Ensino. Outras cinco atendem parcialmente os estudantes. Na regional de Caxambu, há 12 escolas em greve e seis com adesão parcial das 43 existentes nos 23 municípios.

 

Já na regional de Varginha, das 122 escolas dos 28 municípios que abrange, 19 estão sem aulas, enquanto 29 estão parcialmente paralisadas. Na regional de Itajubá, com 21 cidades e 45 escolas, cinco estão em greve e quatro aderiram parcialmente. Na regional de São Sebastião do Paraíso, com 40 escolas em 16 municípios, o movimento grevista atinge 25 instituições de ensino, das quais 18 estão com as aulas suspensas. Na região de Passos, das 52 escolas em 16 municípios, oito estão paralisadas e em 23 a greve é parcial.

 

Ainda conforme dados da superintendência de ensino, mais de 50 mil estudantes estão fora das salas de aula devido à greve. O órgão não informou quantos professores integram o movimento grevista, mas apenas nas regionais de Pouso Alegre, Caxambu e São Sebastião do Paraíso estimava-se que 1.909 haviam aderido ao protesto até esta terça-feira (21).

 

O sindicato dos professores informou que a greve segue até o dia 28 de março, quando está prevista a votação em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, da PEC da previdência. No dia 28, uma nova assembleia da categoria deve ser realizada em Belo Horizonte para definir os rumos da greve e o resultado de negociações com o Governo de Minas em torno do pagamento do piso salarial.

Compartilhe essa matéria: