Hospital de Itajubá faz primeiro transplante de fígado do Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Paciente tem 56 anos e é morador de Pouso Alegre. Em Minas, procedimento é realizado em BH e Montes Claros.

Matéria extraída do G1

 

O primeiro transplante de fígado realizado na região aconteceu neste domingo (19) no Hospital Escola de Itajubá. O paciente é um morador de Pouso Alegre de 56 anos e, de acordo com a instituição, a cirurgia foi considerada bem sucedida pela equipe médica. Segundo o MG Transplantes, antes de Itajubá, os transplantes de fígado em Minas Gerais eram credenciados apenas para hospitais de Belo Horizonte e Montes Claros.

 

Conforme o Hospital Escola, a cirurgia começou por volta das 17h deste domingo e durou em torno de 4h. O doador do órgão é também um morador de Pouso Alegre. Paciente e doador permaneciam em observação nesta segunda-feira (20). O estado de saúde do homem que recebeu o transplante é considerado estável e com boa evolução.

 

Na instituição de saúde, que é mantida pela Associação de Integração Social de Itajubá, transplantes de rins já são realizados desde 2014 e a equipe médica também recebeu autorização junto ao Sistema Único. de Saúde (SUS) para dar início aos transplantes de coração.

 

Além de Itajubá, o hospital é referência direta para moradores de Brazópolis, Conceição das Pedras, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.

Compartilhe essa matéria: