Película para telhados substitui o ar condicionado e não consome energia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Nos dias quentes de verão, não tem quem abra mão de um bom ar condicionado para suportar as altas temperaturas, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

 

Mas, não é todo mundo que tem o luxo de um aparelho de ar-condicionado. Algumas pessoas não o tem por motivos financeiros, outras, mais preocupadas com o meio ambiente, porque o ar-condicionado emite gases do efeito estufa (CO2 e HFC), ligados ao aquecimento global.

 

Mas, acaba de surgir uma alternativa acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto o ar-condicionado tradicional. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica. O estudo foi publicado na semana passada pela revista Science.

 

A película simula o processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra. A atmosfera permite que alguns comprimentos de onda vermelha, que carregam calor, escapem para o espaço sem obstáculos. O que os cientistas Yan e Yin fizeram foi converter o calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda para fora.

 

Já o filme criado pelos cientistas é feito de polimetilpenteno, um tipo de plástico transparente encontrado no comércio, com a adição de pedrinhas de vidro. Revestido de prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

 

Quando a película é colocada sobre o telhado de uma casa, o lado prateado deve ficar por baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento da casa. Além disso, o calor interno também é liberado para a atmosfera.

 

 

Processo de produção da película com seus idealizadorers Ronggui Yang e Xiabo Yin.

 

 

O poder de refrigeração da película é de 93 watts por metro quadrado. À noite, sua capacidade é ainda maior. Segundo os pesquisadores, cerca de 20 metros quadrados do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C num dia em que os termômetros marcam 37°C.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana