Secretário de Obras admite risco em barragem da Dique 2 em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Após minimizar riscos, Serra reconheceu necessidade de nova comporta. Laudo apontou problemas que colocariam moradores da região em risco.

 

Matéria extraída do G1

 

Após minimizar os problemas na barragem da Avenida Dique 2, o secretário de Obras de Pouso Alegre, Welington Serra, voltou atrás e admitiu riscos na estrutura do local, nesta quarta-feira (30). A barragem tem tido a segurança questionada pela equipe de transição de Rafael Simões (PSDB), prefeito eleito na cidade para o mandato que começa em 2017.

 

Segundo Serra, a comporta da barragem precisa ser substituída. "Ela, do jeito que está aí, não aguenta realmente. Ela tem que ser feita uma nova comporta com reforço. Nós já estamos providenciando isso e já está sendo feito. Isso deve dar mais uma semana, dez dias", disse o secretário.

 

Um laudo encomendado pela equipe do futuro prefeito apontou problemas falta de telhas na casa de máquinas e motores, quadro de acionamento de bombas sem condições técnicas e uma comporta danificada, além de sujeira e entulho na bacia para acumulação de água.

 

"Uma comporta dessa com essas peças que fizeram, soldas tentando remendar a comporta, isso é um conjunto que deve pesar em torno de 300 a 350 quilos. A comporta prevista em projeto é uma comporta de um fabricante em ferro fundido, que existe no Brasil, a comporta pesa 2.534 quilos", afirmou o engenheiro civil Argeu Quintanilha, que produziu o laudo sobre a barragem.

 

Ainda segundo o laudo, o estado de conservação da barragem e do sistema de bombeamento coloca em risco moradores da região. "Essa água, que está entrando sob pressão, encontra juntas inadequadas entre os seguimentos. Ela vaza pelas juntas e a água começa a fluir pelo pé do dique auxiliar. Isso pode um dia levar que esse dique inteiro vá ruir", explicou Quintanilha.

 

 

A barragem

 

O Dique 2 é parte de um sistema de contenção de enchentes e foi inaugurado em maio de 2014, quando a avenida construída sobre a barragem, a Avenida Vereador Hebert de Campos ou Dique 2, ficou pronta. Desde então, a infraestrutura da avenida passou por várias reformas.

 

Em março deste ano, essa mesma comporta se rompeu. A água chegou perto de algumas casas e a Defesa Civil alertou para o risco de enchente. Pás de duas máquinas e pedras foram improvisadas para segurar a comporta danificada. Na época, o prefeito Agnaldo Perugini (PT) levantou a suspeita de sabotagem e negou problemas na estrutura de contenção de enchentes.

Compartilhe essa matéria: