Mais 2 escolas são ocupadas por alunos contra a PEC 241 no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Em Poços de Caldas, movimento já chegou a duas instituições. Em Campestre, estudantes iniciaram protesto nesta sexta-feira (21).

 

Matéria extraída do G1

 

Estudantes de mais duas escolas estaduais decidiram aderir ao movimento de ocupações contra a PEC 241 no Sul de Minas nesta sexta-feira (21). Desde às 7h, estão ocupadas as escolas estaduais Doutor Arlindo Pereira, o Polivalente, de Poços de Caldas, e Rui Barbosa, em Campestre.

 

A PEC 241 é a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas.  Os movimentos de ocupação tentam evitar que o texto seja votado em segundo turno na Câmara dos Deputados nos dias 24 e 25 de outubro.

 

Na região, já há ocupações na Escola Estadual David Campista, também em Poços, e no campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Na David Campista, a ocupação começou na terça-feira (18). Em Inconfidentes, o movimento teve início na tarde desta quinta-feira (20).

 

O presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Rui Barbosa, o estudante Matheus Rugani Melo, de 16 anos, disse que pelo menos 100 alunos pretendem acampar na instituição até às 22h de segunda-feira (24). Ele diz que os estudantes entendem a intenção da PEC, mas não concordam com o impacto que ela terá sobre alguns setores.

 

"A PEC vai ser boa para desafogar a crise financeira do Brasil. O que não pode ser feito é o congelamento dos investimentos de educação e saúde por 20 anos", observa.

 

Já no Colégio Polivalente, as primeiras informações são de que cerca de 40 estudantes participam da ocupação. A escola não possui grêmio estudantil e cinco estudante lideram o movimento. Eles garantem que a manifestação é por tempo indeterminado.

 

Pela manhã, os alunos  estiveram reunidos com a direção da escola e um representante da Secretaria de Estado da Educação, o diretor de Ensino Médio Wladimir Coelho. O Polivalente tem 1.050 estudantes e o teor da conversa não foi divulgado.

 

Em Varginha, estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) também anunciaram que vão ocupar o campus Varginha a partir de segunda-feira. O estudante de Economia, Pablo Rabelo, de 24 anos, disse que a decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (20), da qual cerca de 200 pessoas participaram.

 

"Nosso movimento é contra a PEC 241, porque entendemos que vai tirar investimentos da educação e da saúde, e em apoio ao indicativo de greve dos professores da Unifal, que devem parar no dia 9 de novembro", disse Rabelo.

Compartilhe essa matéria: