Candidatos a vereador podem ficar fora das eleições em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Diretório municipal ganhou em 2ª instância indicação de Chico Rafael. Decisão da Justiça afeta candidatos do PSDB que estavam em coligação.

Matéria extraída do G1

 

A decisão da Justiça Eleitoral que coloca Chico Rafael como candidato do PSDB a prefeito de Pouso Alegre pode tirar da disputa 18 candidatos a vereador que integravam a coligação de Rafael Simões, já que o partido foi removido do grupo.

 

A decisão ainda cabe recurso, mas segundo o promotor Ricardo Linardi, apenas os cinco candidatos do PDT que faziam parte da coligação continuam concorrendo. "Os demais candidatos a vereador da coligação, que não [sejam] do PSDB, não têm a sua situação atingida. Eles podem continuar as suas candidaturas e concorrer ao pleito, ao cargo de vereador em 2016", afirmou.

 

As 306 urnas que serão usadas na eleição em Pouso Alegre com os nomes dos candidatos precisam ser lacradas até segunda-feira (26) pelo Cartório Eleitoral, o que dá pouco tempo para que os recursos sejam julgados.

 

"O recurso, pelo que eu acompanhei no TRE, foi interposto hoje. Hoje mesmo foi aberto vista. Ainda terá que ter a manifestação do Ministério Público, da Procuradoria Regional Eleitoral em 2º grau, para daí termos a sessão de julgamento. E nós estamos a 11 dias da eleição, então o prazo está bem apertado", explicou o promotor.

 

 

Entenda o caso

 

Desde julho, durante as convenções partidárias, o PSDB passa por uma disputa interna para definir um candidato a prefeito. O diretório municipal indicou e registrou a candidatura de Chico Rafael, mas a executiva estadual do partido também conseguiu validar junto à Justiça Eleitoral o nome de Rafael Simões na coligação "Em Defesa de Pouso Alegre".

 

Em primeira instância, no dia 3 de setembro, Rafael Simões foi confirmado como candidato do PSDB na eleição majoritária na cidade. No entanto, o TRE-MG atendeu, em segunda instância, o recurso do diretório municipal nesta terça-feira. A coligação "Em defesa de Pouso Alegre" informou que vai recorrer.

Compartilhe essa matéria: