Operação investiga fraudes na Santa Casa de S. Sebastião do Paraíso

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Organização criminosa fraudaria licitações de compra de equipamentos. Polícia Federal, MPF e MTFC cumprem mandados de busca e apreensão.

Matéria extraída do G1

 

O Ministério da Transparência, Polícia Federal e Ministério Público Federal cumprem mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (30) em São Sebastião do Paraíso, Lavras e Belo Horizonte.

 

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, batizada de "Miserere Nobis", a operação investiga uma organização criminosa que estaria fraudando licitações para compra de equipamentos em procedimentos de média e alta complexidade na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. O prejuízo aos cofres públicos pode passar de R$ 1,3 milhão.

 

Ainda segundo a assessoria, a operação partiu de uma fiscalização realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) em 2014. As investigações se concentraram em convênios firmados entre a Santa Casa e o Ministério da Saúde no período de 2007 a 2013.

 

Segundo a Polícia Federal, pelo menos 20 empresas de equipamentos hospitalares estariam envolvidas nessas irregularidades. A operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão em empresas e instituições nas três cidades.

 

Além da suposta fraude nos processos licitatórios, a operação também fiscaliza supostas irregularidades em compras superfaturadas de equipamentos utilizados em procedimentos de média e alta complexidade, mas que não estariam de acordo com as necessidades e as condições operacionais do hospital, estelionato contra o Ministério da Saúde, falsidade ideológica de empresas, uso de documento falso e desvio de verbas em favor de empresas.

 

O Ministério da Transparência informou que um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta terça-feira em Lavras, na sede de uma empresa de licitações e assessoria que teria vencido o processo para prestar serviços para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. A empresa e funcionários da Santa Casa estão sob investigação de participar no esquema criminoso.

Compartilhe essa matéria: