Projeto para exportação e importação de cargas será apresentado na região

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Evento acontece em cinco cidades do Sul de Minas; começa em Varginha. Objetivo é reduzir custos e impulsionar desenvolvimento econômico.

Matéria extraída do G1

 

Varginha recebe nesta quarta-feira (31) o “Encontro de Negócios – O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas”. O evento vai apresentar um projeto de solução para exportação, importação e distribuição de cargas no território nacional para empresários e lideranças políticas. Além de Varginha, a iniciativa também será realizada em Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá e Pouso Alegre.

 

De acordo com dados da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, as atividades de maior especialização da região são as de fabricação de artigos de malharia, tricô, componentes eletrônicos, auto peças, novas tecnologias, produção de lavouras permanentes e extração de minerais metálicos não ferrosos. Movimentação que resulta em um Produto Interno Bruto (PIB) regional de R$ 50,7 bilhões.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE, versão 2.0), a cafeicultura representa 79% das exportações do Sul de Minas, gerando negócios que chegam a U$ 2,9 milhões, tendo como maiores exportadores as cidades de Varginha com 51,3% e Guaxupé que acumula 23,4%.

 

O projeto liderado pelo Sebrae Minas em parceria com a Azul Cargo e a BH Airport Cargo tem o objetivo de reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas da região. De acordo com o gerente Regional Sul do Sebrae, Juliano Cornélio “o Sul de Minas, além de localização privilegiada, próximo às três maiores capitais do país, possui grande concentração de empresas e serviços que são projetados mundialmente”.

 

Ainda segundo Cornélio, para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha, isto porque é o único da região a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar esse tipo de serviço.

 

“Os produtos da nossa região são vendidos para países como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Com a implantação desse projeto, nossa intenção é de que todo esse processo de logística se torne mais ágil, econômico e efetivo”, afirma.

Compartilhe essa matéria: