O que você não resolve em sua mente, seu corpo transforma em doença

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: O Segredo

Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que uma determinada somatização de quaisquer tipos de sentimentos e pensamentos negativos, situações mal resolvidas e palavras não ditas geram problemas ainda maiores do que somente o stress. Hoje em dia, já é comprovado a total influência mental e emocional em seu estado de saúde.

 

Sabemos que, obviamente, não se trata somente disso, porém, como o próprio título deste artigo diz, o que você não resolve em sua mente, seu corpo transforma em doença. E como isso funciona?

 

Muito simples: você acumula dentro de si tudo que deveria se livrar. Stress acumulado, preocupações, sentimentos negativos, enfim, tudo o que não deve lhe pertencer. Isso gera a tal falada “somatização”. Você concorda que quando seu corpo está com algum problema, para que você saiba que ele não está bem, ele precisa “avisar”? Isso envolve: sistema muscular, sistema respiratório, sistema cardiovascular entre outros.

 

 

Sinais cerebrais

 

Apesar de mudar de pessoa para pessoa, a somatização é explicada cientificamente. Raiva, paixão, tristeza, medo e uma série de emoções causam alterações no organismo, liberando ou inibindo a produção de substâncias, como adrenalina, cortisol e serotonina.

 

Desse modo, a bagunça no corpo começa e os sintomas aparecerem – o local escolhido depende da herança genética e racial de cada pessoa. “O indivíduo tende a somatizar nas áreas do corpo que já estão mais fragilizadas ou já tiveram um problema no passado. Depende das reações e da composição física de cada pessoa”, afirma Dr. Leonard Varea.

 

Quando a pessoa fica durante muito tempo submetida a uma situação diferente, ela desencadeia mudanças no sistema nervoso autônomo, responsável pelos batimentos cardíacos, pela temperatura corporal, pela digestão, pela respiração e pela sexualidade. Além disso, provoca mudanças no sistema endocrinológico, que produz uma série de hormônios, e no sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.

 

Então, faça uma limpeza em seu “lixo” interior, livre-se do que pode lhe trazer danos maiores. Ame-se e resolva-se consigo mesmo para que seu corpo e sua mente não somatizem e lhe tragam possíveis novas doenças.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana