Maior radiotelescópio do mundo está pronto para caçar seres extraterrestre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

O maior telescópio do mundo já está pronto para funcionar e iniciar uma verdadeira caçada por seres extraterrestres. Trabalhadores instalaram os últimos dos 4.450 painéis do equipamento, deixando a máquina preparada para entrar em operação no próximo mês de setembro/2016.

 

O governo chinês é o responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, um equipamento estimado em US$ 180.000.000 e que será usado na busca de vida extraterrestre. O telescópio tem o tamanho de cerca de 30 campos de futebol. Possuí incríveis 500 metros de diâmetro.

 

Segundo comunicado da Academia Chinesa de Ciências, o telescópio está localizado na província de Guizhou, no sudoeste do país. Sua conclusão aconteceu meses depois de as autoridades anunciarem os planos de realocar 9.110 pessoas de suas casas para abrir caminho para o desenvolvimento do equipamento.

 

O maior telescópio do mundo representa um grande impacto científico sobre a astronomia. De acordo com os pesquisadores, seu funcionamento será extraordinário e capaz de revolucionar diversas áreas das ciências naturais. O projeto foi comandado por Nan Rendong, cientista-chefe da Academia de Ciências.

 

 

Diferenciais do telescópio chinês

 

Ao contrário dos telescópios ópticos, que funcionam com foco de luz, os telescópios de rádio detectam frequências de rádio, inclusive as dos pulsares. Com um diâmetro de cerca de 1.640 pés, o observatório chinês deixa para trás o telescópio de Arecibo, em Porto Rico, que era o detentor do recorde anterior, com um diâmetro de cerca de 1.000 pés.

 

Tim O'Brien, professor de astrofísica da Universidade de Manchester, no Reino Unido, disse à New Scientist que o tamanho do telescópio chinês é a chave para o seu potencial impacto sobre a exploração científica. O equipamento permitirá aos astrônomos realizar pesquisas de hidrogênio em galáxias muito distantes, detectar moléculas no espaço, procurar emissões de ondas de rádio em planetas que orbitam outras estrelas, além de ajudar na busca por civilizações alienígenas.

 

 

Assista:

 

 

 

 

As obras de construção do telescópio começaram em 2011. Especialistas afirmam que este equipamento apresenta um potencial de 5 a 10 vezes maior do que os telescópios atuais para descobrir uma civilização alienígena.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana