Projeto que autorizaria uso de vans é retirado de votação em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Proposta é tentativa de revogar lei de 2001, que proíbe alternativa a ônibus. Vereadores pediram prazo para avaliar iniciativa em sessão da Câmara.

 

Um projeto de lei que pode autorizar a criação de um transporte público alternativo em Pouso Alegre foi retirado de votação durante sessão nesta terça-feira (21) da Câmara Municipal. Os vereadores pediram prazo para analisar a proposta, de iniciativa do próprio legislativo, que tenta revogar uma lei de 2001.

 

De acordo com a lei 3.980 de 26 de dezembro de 2001, o uso de vans e kombis é proibido na cidade como opção aos ônibus. A suspensão dos efeitos do texto presente na Lei Orgânica Municipal é uma esperança para quem trabalha com vans na cidade.

 

Em abril deste ano, a criação de um serviço de vans causou polêmica em Pouso Alegre. Os motoristas faziam o mesmo itinerário dos ônibus pertencentes à concessionária do transporte coletivo e começaram a pleitear o direito de oferecer um serviço alternativo. No entanto, a prefeitura descartou essa possibilidade e declarou clandestina a iniciativa por não estar de acordo com as leis municipais.

 

Desde então, moradores e motoristas têm feito pressões sobre a Câmara Municipal pela aprovação de projeto que viabilize o transporte com vans. Algumas reuniões dos vereadores têm contado com a presença de manifestantes.

 

No dia 7 de junho, um projeto de lei que regulamenta o transporte coletivo foi aprovado pelos vereadores. A essa proposta foi acrescida uma emenda que prevê um serviço de transporte complementar, com a possibilidade de uso de vans e micro-ônibus. Essa emenda ainda depende da sanção do Executivo.

Compartilhe essa matéria: