Há 8 anos a Noruega doava US$ 1 bilhão ao Brasil

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Awebic

Não é preciso ser um ecologista para saber a imprescindível importância das florestas tropicais para o mundo todo: além de serem incrivelmente lindas e perfumadas, elas contribuem para a proteção da fauna local e são responsáveis por repor o nosso oxigênio por meio da fotossíntese.

 

Florestas como a amazônica – a maior floresta tropical do mundo – são verdadeiros “pulmões” que equilibram o meio ambiente e devolvem vida aos seres vivos!

 

Mas, infelizmente dentro do sistema capitalista no qual vivemos, nem todos têm consciência ambiental.

 

Desde os responsáveis por grandes indústrias que lançam resíduos tóxicos nos rios até você, que se recusa a guardar o papel de bala no bolso até achar um lixo, contribuem para a degradação do nosso planeta.

 

O desmatamento – seja com objetivo de produzir alimento em larga escala ou apenas construir mais prédios de concreto morto – é uma das atividades que tem colocado nossas florestas em situação de risco.

 

Desmatamento amazônico

 

De acordo com a National Geographic, no ritmo atual, as florestas vão desaparecer completamente dentro de cem anos.

 

(Se você acha que isso está muito longe, sugiro que pense além do seu próprio umbigo e comece a se preocupar com as próximas gerações. Seu neto, por exemplo, pode viver o sofrimento que parece estar tão longe de você.)

 

Não só a raça humana sai prejudicada nessa “conta”. Milhões de animais silvestres vão perder suas casas e provavelmente serão extintos pelos humanos que os matarão quando começarem a invadir as cidades. 

 

 

MAS O QUE A NORUEGA TEM A VER COM ISSO?

 

De 1970 a 2015, a Amazônia perdeu 768,935 km² de floresta (tamanho da Turquia). O pior ano foi 2004, quando 27.000 km² de foram perdidos.

 

No geral, o desmatamento diminuiu, mas muito trabalho precisa ser feito para retardá-lo ainda mais. Como o Brasil abriga cerca de 60% da floresta amazônica, a Noruega resolveu nos ajudar!

 

 

Como?

 

Em 2008, o país norueguês prometeu a doação US$ 1 bilhão para um fundo de proteção da Amazônia do Brasil com o objetivo de combater o desmatamento, estendendo-se até 2015 – desde que nós fornecêssemos provas definitivas de que a redução acontecesse.

 

“Apoiamos o governo do Brasil e de seus esforços para preservar a floresta e parar o desmatamento”, disse o então primeiro-ministro Jens Stoltenberg.

 

 

O DESAFIO FOI ACEITO E NÓS ARRASAMOS!

 

 

Nos sete anos desde a promessa, conseguimos reduzir o desmatamento em impressionantes 75%. Isso significa que, com a ajuda da Noruega, salvamos cerca de 53.000 km² de floresta salvos e 3,2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono foram mantidos fora da atmosfera.

 

De acordo com a National Geographic, isso corresponde a um efeito três vezes maior do que tirar todos os carros dos EUA das ruas por um ano.

 

 

NORUEGA ORGULHOSA, BRASIL MAIS AINDA!

 

A ministra do Meio Ambiente norueguês, Tine Sundtoft, declarou:

 

“O Brasil se tornou um modelo para outros fundos de mudança climática nacional.”

 

O Brasil, por sua vez, pretende continuar seu trabalho e se comprometeu a eliminar o desmatamento completamente até 2030.

 

O objetivo é mobilizar cada vez mais cidadãos em prol das causas ambientais como agradecimento a um país do outro lado do mundo que, consciente da importância mundial da Amazônia para todos nós, literalmente depositou suas esperanças em nossas ações.

 

Mas nosso comprometimento vai muito além da gratidão aos noruegueses, ele diz respeito ao povo brasileiro e a cada ser vivo do planeta que merece um mundo melhor para se viver não apenas hoje, mas daqui cem, duzentos, quinhentos ou mil anos!

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana