Mergulhadores descobrem tesouro romano ao longo da costa de Israel

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Acredita-se que, há mais de 1600 anos, um navio romano que levava diversas estátuas esculpidas, lâmpadas de bronze e cargas de moedas se perdeu no mar.

 

Contudo, recentemente, dois mergulhadores, em uma viagem às águas do Parque Nacional de Caesarea, ao largo da costa mediterrânea de Israel, ‘tropeçou’ em cima dos destroços, encontrando uma série de magníficos tesouros romanos.

 

A descoberta foi relatada à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), que se dirigiu ao local e, ao longo de várias semanas, foi capaz de recuperar uma boa quantidade de itens bem preservados do naufrágio. Entre eles uma série de estátuas de bronze em tamanho natural aos deuses; uma torneira de bronze com a ilustração de um javali transportando um cisne em sua cabeça; e um pedaço solidificado de moedas antigas que pesavam cerca de 23 quilos.

 

Alguns dos artefatos, no entanto, trouxeram pistas sobre o que levou ao náufrago do navio. Depois de examinar de perto uma série de âncoras de madeira e ferro entre os destroços, os pesquisadores concluíram que, durante uma tempestade os marinheiros tentaram lançar a âncora para manterem-se à deriva. Porém, a tempestade era muito poderosa e as âncoras quebraram, deixando o navio à mercê das forças do mar.

 

Trata-se do maior esconderijo de artefatos marinhos já descobertos em mais de 30 anos. A excelente condição dos objetos pode ser explicada pelo fato de que a areia serviu como um revestimento protetor, preservando-os. Muitas das vezes, as estátuas clássicas que vemos em museus foram reformadas ou alteradas em algum momento desde a sua criação. Da mesma forma, muitas moedas são derretidas e seladas novamente ao longo dos anos. No entanto, esses novos artefatos, estavam completamente intocados desde o náufrago, o que permitiu um verdadeiro retrato de como esses objetos pareciam no passado.

 

 

Pedaços solidificados de moedas antigas que pesavam cerca de 23 quilos.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana